Laiane Cruz
Um grupo formado por moradores do conjunto Viveiros, vereadores e um deputado foi a Brasília para participar de uma audiência sobre o projeto para construção de uma passagem de ligação entre o conjunto e o bairro Feixa X, separados pela BR-116-sul, que foi duplicada.
De acordo com Flávio Melo, morador que representou a comunidade na viagem, participaram da reunião o deputado Targino Machado e os vereadores Zé Filé e Roberto Tourinho. Em Brasília, eles conversaram com Jorge Bastos, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável pela rodovia federal, que se comprometeu a fazer um paliativo, enquanto não ocorre a construção de um viaduto no local.
“Ele nos passou que vai ser feito um paliativo agora para amenizar a situação, colocando um redutor ou algo para que se faça um retorno, e o viaduto será construído. Já existe um projeto aprovado, porém irá demorar de uma a dois anos”, afirmou Flávio Melo.
Ele afirma que tem sido muito difícil conviver sem um retorno próximo ao conjunto. “Além de você ter que sair mais cedo, quem pega ônibus tinha seis ônibus e agora só vejo passar quatro. Tudo isso prejudicou a nossa comunidade. A violência aumentou e na saúde e na educação também fomos prejudicados.”
Ainda segundo o representante do Viveiros, o deputado Targino Machado irá novamente à ANTT, em Brasília, na próxima quarta-feira (25), para trazer a solução definitiva em relação à abertura.
“O que a comunidade almeja é o direito de ir e vir. Foram feitas mais de 30 reuniões com todos os órgãos competentes do município, representantes do estado, ANTT, Viabahia, PRF, e o Ministério Público com duas mil assinaturas e ninguém tomou uma providência”.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.