Feira de Santana

Associação se reúne com o governo municipal e deputados para buscar plano de reativação do aeroporto de Feira

O evento aconteceu na quinta-feira (7).

Laiane Cruz

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs) se reuniu ontem (7) no auditório da entidade com autoridades políticas, com os deputados federais Zé Neto e Dayane Pimentel, os deputados estaduais Ângelo Almeida e Carlos Geilson, além do vice-prefeito Fernando de Fabinho e alguns secretários. O objetivo do encontro foi discutir a situação do aeroporto da cidade e elaborar um plano de ação para a reativação do entreposto.

“Não se concebe mais a essa altura, uma cidade do porte de Feira de Santana, com influência em mais de 100 cidades na região, não ter um aeroporto que possa atender as necessidades do desenvolvimento da cidade e da região. Demos esse primeiro passo com a intenção de ampliar essa discussão, para que em algum momento, a gente possa realizar esse sonho de ter um aeroporto que funcione em pleno vapor”, afirmou o presidente da Acefs, Genildo Melo.

Segundo ele, nenhuma empresa aérea para passageiros ou cargas está operando atualmente no entreposto, que está atendendo somente voos particulares.

“Feira de Santana está numa região central e tem um polo logístico grande, e isso precisa ser levado em conta. Estudos precisam ser realizados, para que possamos entender a viabilidade desse aeroporto para nossa cidade.”

De acordo com o deputado federal Zé Neto, a Associação Comercial marcou um ponto positivo convidando autoridades para discutir as questões ligadas ao aeroporto.

“O problema do aeroporto está aí pra gente enfrentar, e eu diria que ele está melhor do que no passado, mas aquém do que a gente precisa. Foi recuperada toda a Avenida Sérgio Carneiro a pedido nosso. Recuperamos o aeroporto totalmente, pois não tinha cerca, água, luz e foi bloqueado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No governo Wagner se recuperou pista, botou muro, uma situação técnica aplausível, e chegamos a ter voos para São Paulo e Belo Horizonte, e depois veio a situação da pandemia e voltamos à situação, que precisa ser estimulado por todas as áreas politicamente e economicamente, para darmos uma solução ao aeroporto”, afirmou.

Zé Neto disse ainda que o governo do estado está em negociação com duas empresas para tentar fazer com que os voos voltem a acontecer de forma comercial e também estruturar os voos de carga. 

Para o deputado Ângelo Almeida, a reunião promovida pela Associação Comercial de Feira de Santana foi produtiva na medida que abriu novas expectativas e possibilidades pra avançarmos. "Mas, o fato é que é necessário haver manifestação de interesse real de alguma companhia aérea na operação do aeroporto, para que o estado possa aplicar o recurso sem riscos. Evidente que empresa AFS tem que fazer a parte dela apresentando a companhia aérea", declarou.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários