Gabriel Gonçalves
O representante da Associação dos Organizadores de Cavalgada de Feira de Santana, Jucimário Vitória de Jesus, conhecido como 'Mário do Gás', utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (17), para solicitar o apoio e incentivo do poder público nos eventos que são realizados na cidade.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Mário do Gás explicou que o grupo sempre encontra dificuldades para promover qualquer tipo de evento do segmento, e destacou que estas ações fortalecem a cultura e valorização local.
"Nosso objetivo nessa manhã aqui, foi buscar apoio do poder público para a realização das cavalgadas, como a Missa do Vaqueiro também, todos estes festejos que são realizados aqui na cidade e nas cidades circunvizinhas. Sempre encontramos dificuldades e precisamos fortalecer a nossa cultura, até porque eventos como estes, não são só uma atração que está lá tocando no palco, esses eventos promovem geração de renda, de empregos e só tem a valorizar os espaços onde acontecem", disse.
De acordo com o representante da Associação, os eventos tem como objetivo atrair a população para a comunidade, como forma de manter as tradições vivas. Segundo ele, a última cavalgada realizada foi no mês de março de 2020.
"Quando a gente faz os eventos, não tem como objetivo ter fins lucrativos e sim atrair a população para a nossa comunidade e manter a cultura viva. Esse é o principal objetivo de nossas festas, principalmente nos distritos, porque é um evento aberto e estamos aí praticamente há dois anos sem poder realizar. Isso afetou os organizadores, os artistas de modo geral e estamos com todas essas dificuldades desde quando começou a pandemia. Embora não esteja tendo eventos, sempre nos reunimos no segundo sábado do mês para discutir o calendário anual. Se não estou enganado, aqui em Feira de Santana, a nossa última cavalgada foi realizada no dia 8 de março de 2020", concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade