A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, promoveu na tarde deste sábado (16), mais uma edição do Desfile Miss & Mister Afro Mirim. A ação faz parte da programação de encerramento das atividades neste ano de 2024.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Moviafro, Val Conceição, informou que a atividade tem como grande objetivo, promover o empoderamento de crianças e jovens negros da cidade de Feira de Santana.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“O Miss e Mister Afro Mirim é um segmento, uma continuidade do propósito do projeto da Associação Cultural Movi Afro de Feira de Santana, ela que foi fundada no ano de 2018, justamente com este objetivo de empoderar crianças, adolescentes adultos, através da conscientização. A gente faz este desfile para atrair estas crianças, estes jovens para o nosso projeto”, explicou.
Ao total, 64 crianças participaram da seletiva, mas apenas 25 se classificaram. Ainda de acordo com Val Conceição, premiações são concedidas aos participantes.
“Foram inscritas 64 crianças e adolescentes, este processo foi dividido em quatro etapas, mas agora no final do desfile, apenas 25 se classificaram. Infelizmente ainda não temos apoio financeiro de órgãos, instituições privadas, apenas o apoio da divulgação através dos meios de comunicação, como é o caso do Acorda Cidade, mas seguimos na luta e, estas crianças e adolescentes, recebem um certificado de participação, onde ganham ensaios fotográficos em algumas locações daqui de Feira de Santana, e que com certeza, ficará na memória de todas elas”, disse.
Nesta edição, crianças e adolescentes da cidade de Tanquinho participaram do desfile.
“Nós descobrimos diversos talentos que estão nessas áreas marginalizadas da nossa cidade, crianças que ficam sem atividades e, a Moviafro leva essas atividades, resgata estas crianças da vulnerabilidade. Neste ano, nós tivemos uma novidade. Tivemos formação no município de Tanquinho, aqui eu agradeço ao professor Advan, que abriu as portas da escola, para que a gente pudesse apresentar o nosso projeto e também trazer as crianças para nosso evento. Além das escolas do município e do estado, tivemos uma importante parceria com a Associação Luiz Araújo do Carmo, que fica ali na região do bairro Jardim Acácia, Marta que abraçou este projeto também e, junto com a associação, trouxemos muitas crianças”, pontuou.
Michele Guimarães também participou do desfile. Ao Acorda Cidade, ela destacou que ama realizar as atividades culturais promovidas pela Moviafro.
“Sempre participei junto com Val, já participei também do Miss Afro lá em 2018 e todos os eventos, não deixo de estar presente, porque eu gosto, acho importante para Feira de Santana, é lembrar das matrizes africanas, precisamos valorizar a cultura afro”, declarou.
Com apenas 12 anos de idade, Milena Santos também desfilou no evento. Ao Acorda Cidade, ela contou que se sente orgulhosa em valorizar a cultura negra.
“Nós estamos aqui valorizando a cultura negra, a cultura afro, eu amei participar, essa foi a minha primeira vez e simplesmente amei, já pretendo participar de outros desfiles”, disse.
John Lucas, de 13 anos, não iria desfilar, mas ao acompanhar a irmã, sentiu interesse pelo projeto e se tornou modelo mirim.
“Eu achei tudo isso muito legal, eu não iria participar do desfile, eu só vim para torcer para minha irmã, mas achei muito legal, muito bonita essa cultura negra, amei os quadros, então pedi para o coordenador se poderia também participar”, contou.
Ainda neste mês de novembro, o Moviafro segue com dois eventos. Na próxima quarta-feira (20), será realizado o lançamento do tema do Cortejo Moviafro 2025, pelas redes sociais e no próximo sábado, 23 de novembro, acontece a 1ª edição do Xirê do Rei – Danças de Blocos Afro da Bahia.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram