Feira de Santana

'As pessoas ficam em cima umas das outras e não mantém a distância', diz comerciante sobre aglomerações em bairros

O índice de isolamento social em Feira de Santana está em 46,3% quando o ideal, recomendado pelo Ministério da Saúde é a partir de 70%.

Rachel Pinto

O isolamento social não está sendo levado a sério em vários bairros de Feira de Santana. São muitas as denúncias de aglomerações e descumprimento das medidas de segurança para diminuir o risco de transmissão do coronavírus.

Alguns comerciantes que trabalham nos bairros Tomba e Cidade Nova relataram sobre este comportamento da população e em entrevista ao Acorda Cidade e informaram que estão preocupados com o aumento do número de casos de pessoas com covid-19 na cidade.

A comerciante Tatiane Brito que trabalha na Cidade Nova, disse que nos dias de feira, as pessoas ficam amontoadas, umas muito próximas das outras. De acordo com ela, algumas até usam a máscara e o álcool em gel, mas em geral, o comportamento é sempre de aglomeração.
 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Dia de domingo tem muita gente aqui. As pessoas ficam em cima umas das outras e não mantém a distância. Nem parece que estamos em um momento de pandemia”, observou.

Luciane Freitas, que é moradora do bairro Tomba, relatou que os açougues são fortes pontos de aglomeração no bairro. Ela afirmou que fica apreensiva em relação ao contágio pelo vírus.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Dona Luciane Freitas, também é moradora do bairro do Tomba, ela disse à reportagem que existe muita aglomeração na praça do Tomba.

“A gente está vendo aí as notícias de que a situação está séria. Os hospitais estão cheio. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está cheio e o Hospital de Campanha que o prefeito disse que ia entregar ainda não foi inaugurado. Todo cuidado é pouco e se aumentar mais, as pessoas vão morrer umas atrás das outras”, lamentou.

A moradora pontuou que além do bairro Tomba, as aglomerações acontecem nos sub-bairros como os conjunto Fraternidade e Feira VII.

Cidade Nova

No bairro Cidade Nova, alguns moradores reclamaram que as pessoas também não estão cumprindo o distanciamento social. Na opinião do comerciante Ademilton Nascimento, as pessoas não vão deixar se sair de casa para realizar as suas atividades. Mas, segundo ele, é possível notar que a maioria está cumprindo as orientações de higiene e uso de máscaras.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O movimento de feira não tem como mudar, não tem como impedir as pessoas de saírem. As pessoas têm se comportado em relação a isso. No meu ambiente aqui eu ofereço álcool em gel aos clientes e peço que eles mantenham a distância. Até o momento está normal”, contou.

Só na terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou através de boletim que foram registrados 111 novos casos de covid-19 na cidade, elevando para 708 o número total de casos registrados.

Vale destacar que o índice de isolamento social no município é 46,3% quando o ideal é a partir de 70%.

Leia mais: Prefeitura divulga bairros de Feira de Santana com casos confirmados de covid-19

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários