A Ação Árvore dos Sonhos promovida pela Unidade de Saúde da Família Francisco Pinto, no bairro Tomba, em Feira de Santana, é um projeto criado para realizar sonhos de pacientes atendidos pela Unidade nesse período natalino. Nesta sexta-feira (23), aconteceu a entrega dos pedidos.
A cirurgiã dentista, Ariela Covas, contou ao Acorda Cidade que esta é a primeira vez em que a ação aconteceu na comunidade.
“Esta ação surgiu a partir de um sonho meu, passei para a equipe e todo mundo abraçou com muita vontade. A minha intenção é de promover sorrisos na vida das pessoas e fazer com que elas acreditem nos seus sonhos e perceberem que podem realizá-los. A partir desse pensamento o projeto nasceu e está sendo bem aceito pela população e equipe. Todo mundo está empolgado”, disse.
A árvore fica localizada na recepção do posto de saúde Franscico Pinto.
“A árvore é aberta a toda população que é atendida pelo posto de saúde do Francisco Pinto. Qualquer paciente pode se dirigir até a árvore, nós temos um papel na recepção. O paciente pode vir recolher o papel e escrever os seus sonhos, e após isso ele pode colocar na árvore”, descreveu.
Apenas um sonho por paciente pode ser adicionado na árvore.
“Se na casa possuir 10 pessoas, as 10 pessoas podem adicionar seus sonhos, porém um sonho por paciente”, explicou.
Sonhos
A cirurgiã relatou ao Acorda Cidade, que são inúmeros os sonhos que os pacientes adicionam na árvore.
“Tem alguns sonhos maiores, tem pessoas que pedem geladeira, fogão, cama, muitas pessoas sinalizam nesses sonhos que os itens podem ser usados. Também estamos recebendo muitos pedidos de cestas básicas. Por incrível que pareça, foi até uma surpresa para mim, foram poucos pedidos de brinquedos. Então, acredito que são mais pacientes adultos que estão fazendo pedidos e muitos pacientes estão pedindo tratamento odontológico, uma grande responsabilidade para mim como dentista, isso toca muito o meu coração e eu queria muito poder atender todo mundo”, relatou.
A lista está sendo feita à medida dos pedidos que os pacientes estão colocando.
“Essa lista é feita pelos pacientes e fazemos um acompanhamento diário para termos mais ou menos uma noção sobre quais são os sonhos e quais podemos atender”.
Os itens maiores de doação podem ser usados, desde que esteja em um bom estado de conservação.
“Nós iremos analisar, porque não vamos doar nada que seja inútil para o paciente”, observou a dentista.
As doações são para os moradores da comunidade.
“Inicialmente, pensamos em atender pelo menos três sonhos. E hoje, pela estimativa que estamos fazendo, vamos conseguir atender pelo menos 15 sonhos”, destacou.
As doações estão sendo feitas pela própria equipe da unidade de saúde e também por alguns parceiros.
“Nós criamos um folder, no qual pedimos a alguns empresários que são nossos parceiros e conhecidos da gente, e algumas dessas pessoas fizeram doações”, informou.
Ariela Covas ressaltou que esta ação ajuda a trazer a comunidade para perto.
“Além de trazer a comunidade para perto, nosso objetivo é fazer as pessoas acreditarem que os sonhos podem ser realizados e que nada é impossível. A pessoa dentro de casa talvez não consiga realizar um sonho, mas a partir do momento que você corre atrás e vai em busca, eles podem ser realizados”, frisou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram