A Árvore de Natal é um dos símbolos mais emblemáticos do período natalino, repleto de significado. Na tradição cristã, ela deve ser montada no primeiro domingo do Advento, um tempo litúrgico de quatro semanas dedicado à preparação para o nascimento de Jesus Cristo.
O Frei Liomar Pereira, que é reitor do Santuário Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, conversou com o Acorda Cidade e explicou os significados dos símbolos natalinos. Segundo ele, a escolha da árvore como um dos principais símbolos se dá porque ela simboliza vida, esperança e renovação.
“Especialmente dentro desse contexto cristão, ela remonta às tradições pré-cristãs, mas foi reinterpretada pela fé cristã como símbolo da vida eterna, que vem de Jesus Cristo. A árvore foi escolhida porque mantém suas folhas verdes durante o inverno, representando a perenidade da vida mesmo em tempos difíceis. O verde sempre simbolizará a esperança, a vida eterna prometida por Deus através de jesus Cristo. Mesmo nos momentos sombrios da vida, que são representados pelo inverno, a fé cristã afirma que a vida e a esperança permanecem inabaláveis”, explicou.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
De acordo com o Frei, o Advento é um período de preparação para o Natal e a árvore serve como um lembrete, como um sinal visível e visual dessa preparação espiritual. Ele destaca que, à medida que as pessoas vão decorando a árvore, elas podem refletir sobre os temas do Advento, como a esperança e a alegria da chegada de Cristo.
“Montar a árvore de Natal no início do Advento é um ato simbólico que marca o início da preparação para o Natal. Essa montagem nos ajuda a criar um ambiente de espera, de reflexão, de contemplação, sempre alinhado com o espírito do Advento”, afirmou.
Além da árvore, outros elementos que a compõem também são ricos em significados. O Frei Liomar Pereira explicou cada um deles:
- Estrela: representa a estrela de Belém que guiou os magos até Jesus Cristo;
- Bolas: simbolizam os frutos das árvores da vida, que são as bênçãos de Deus;
- Luzes do pisca-pisca: simbolizam Jesus como a luz do mundo, que dissipa as trevas;
- Presentes ao pé da árvore: nos lembram o presente de Deus à humanidade, que é Jesus Cristo, Deus menino;
- Anjos: representam os mensageiros para anunciar o nascimento de Cristo.
“A árvore pode ser decorada de forma intencional, utilizando os símbolos que refletem os temas do Advento, como a esperança, a fé, o amor e a paz. Cada enfeite que se coloca na árvore é sempre uma oportunidade para contar as histórias bíblicas ou refletir acerca dos valores cristãos. É a junção do lúdico com a fé e espiritualidade”, destacou.
Outros símbolos do Advento e do Natal são igualmente importantes na vida cristã, como a coroa do Advento com as quatro velas, que, segundo o Frei, simboliza as quatro semanas que compõem esse período, e o presépio, que representa o nascimento de Jesus Cristo.
Montagem e desmontagem da Árvore de Natal
O reitor do Santuário ainda explicou as diferenças culturais para a escolha da data para a montagem e desmontagem da Árvore de Natal, que, segundo ele, são variações que refletem as tradições locais e familiares, destacando a celebração do Natal.
“A montagem em alguns países ocorre no início do Advento, enquanto outros fazem em 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. Já a desmontagem ocorre no dia dos Reis Magos, que é dia 6 de janeiro, encerrando o período natalino”, disse o Frei Liomar Pereira.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram