José Barreto Jr.
Com música, dança, teatro, declamação, pintura e muito… muito amor. Assim foram as homenagens da Escola João Paulo I (JPI) aos avós dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. Os avós dos pequenos do Grupo 2 ao 1º Ano foram homenageados com Exposição de Artes, no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), em quatro momentos para turmas distintas. A mostra foi realizada nos três turnos do sábado (20) e na manhã do domingo (21). Os avós das crianças do 2º ao 5º Ano foram homenageados com Baile de Máscaras, realizado na JPI, em dois momentos para turmas diferentes na manhã do sábado.
Foto: Erivan Cerqueira
Judinara Braz, diretora da instituição, destacou o prazer de realizar as homenagens. “As festas dos avós transbordam nossos corações de amor, pois eles são pessoas mais que especiais. A exposição de pintura em tela foi realizada com obras produzidas pelos próprios avós com o auxílio dos netos. E os pais, maravilhosos, fotografaram esse processo de produção artística e nos enviaram as imagens que também compõem essa linda mostra. O baile envolveu avós e netinhos na confecção e escolha das máscaras e também no curtir juntos a folia, que teve uma fanfarra tocando marchinhas carnavalescas. Nossa JPI agradece a todos, mas especialmente à vovó e ao vovô, que nos presentearam com seus netos lindos!”, declarou.
Foto: Erivan Cerqueira
Comovido, Eurico Gaspar, avô da pequena Júlia Vieira, estudante do Grupo 5 vespertino, falou da sensação de viver aqueles momentos com a netinha. “Além de promover nosso contato com a arte, algo salutar, a escola promoveu também uma maior interação entre mim e Júlia. É muito bom estar inserido no ambiente escolar dela. Estou me sentido valorizado. Isso me emociona!”, destacou. A neta Júlia, que inclusive cantou lindamente na Exposição de Artes, foi enfática ao dizer que pediu para o vovô pintar uma praia, o lugar que ela mais gosta de curtir com ele.
A vovó Elissandra Carneiro, presente na mostra com o pequeno Arthur Carneiro, do Grupo 4 matutino, contou que tem uma história de vida com a JPI. “Os pais de Arthur estudaram nessa escola que é a extensão da nossa família. Estou acostumada com o carinho que a instituição tem com os familiares dos estudantes. Isso é um diferencial!”, pontuou. Enquanto a vovó era entrevistada, o netinho Arthur, que auxiliou ela na pintura de um boneco de neve, aproveitava todos os momentos da festa.
Avó de Pedro Miguel, do 2º Ano matutino, Elizete Alves, que curtiu o Baile de Máscaras com o neto, adorou a folia. “Amei viver esse momento com meu pequeno. Ouvir as marchinhas me fez voltar no tempo e reviver as emoções da minha juventude”, disse. Ela também é vovó de Davi Alves, do Grupo 4 matutino, e participou ainda da Exposição de Artes, onde apresentou a tela em que pintou árvores e flores com o auxílio do netinho.
O vovô José Sobrinho, que inclusive declamou um poema de sua autoria no baile, frisou que a festa foi rejuvenescedora. “A folia foi maravilhosa. Ela nos rejuvenesceu sem nos tirar da condição de avós”, salientou. Ele curtiu o Baile de Máscaras ao lado da netinha Lis Rodrigues, 4º Ano matutino, e da esposa Eleonora de Farias, que amaram a festa.