Feira de Santana

Após sete anos, Congresso Baiano de Pediatria é retomado com edição em Feira de Santana

É a primeira vez que o evento acontece em uma cidade do interior.

Congresso Baiano
Foto: Divulgação

O momento é ímpar e a expectativa é grande para a o IX Congresso Baiano de Pediatria e I Congresso Regional de Pediatria de Feira de Santana. A última edição do evento foi em 2016 e a retomada acontece sete anos depois, com realização inédita no interior do estado.

Promovido pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), com o apoio, nesta edição, da Sociedade de Pediatria de Feira de Santana (Sopefs), o congresso será de 26 a 29 de julho, e está aberto a participação de médicos, demais profissionais de saúde e estudantes da área. Dia 26, haverá Cursos pré-Congresso e o I Simpósio Multiprofissional em Pediatria, no Hotel Íbis. Já nos dias 27, 28 e 29 será o Congresso, no auditório do NH Hotels, no edifício Charmant.

Os momentos serão oportunidades de atualização científica, mediante a presença de renomados professores nacionais como: Cristina Helena Targa Ferreira (RS), Liubiana Arantes de Araújo (MG), Renato Kfouri (SP), Elsa Regina Justo Giugliani (RS), Kelly Coca (SP); além da participação de brilhantes professores da Bahia, destacados nacionalmente pelas suas bagagens científicas.

Entre os temas a serem discutidos estão: autismo, TDAH, aleitamento materno, distúrbios funcionais do aparelho digestivo, obesidade, violência na escola, doenças raras, afecções oftalmológicas na infância, vacinação, Covid-19 e uso de telas.

Congresso Baiano
Foto: Divulgação

Ana Paz, presidente da Sobape, ressalta que cada detalhe da programação foi pensado e discutido, com o objetivo de levar para o evento temas da atualidade e questões frequentes do dia a dia das crianças e adolescentes, revendo propostas e diretrizes para administrá-las. “Os professores convidados são referência em suas áreas e, certamente, será uma excelente oportunidade de atualização”, reforça. 

Para Graciete Oliveira, presidente dos Congressos, a expectativa é muito grande, considerando que “saímos de uma pandemia e um evento presencial vai permitir maior interação entre os pediatras, que resultará em uma rica troca de experiências e de aprendizado”.

Drª Graciete Oliveira, Presidente do Congresso Baiano de Pediatria
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade | Drª Graciete Oliveira, Presidente do Congresso Baiano de Pediatria

Ela explica que o intercâmbio dos pediatras com outros profissionais de saúde será assegurado mediante a realização do Simpósio, destinado a fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e fonoaudiólogos, dentre outros.

“Esta inovação se caracteriza como uma importante atitude, que permitirá a interdisciplinaridade e aproximação de diversos profissionais de saúde, fundamentais para o atendimento individualizado e integral da criança em respeito às suas peculiaridades e particularidades”, acrescenta.

Além disso haverá uma vasta programação nos Cursos pré-Congresso e no Congresso propriamente dito.

As inscrições podem ser feitas no Sympla, a partir de R$ 100,00.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários