Feira de Santana

Após ser suspensa, Pesca Solidária será realizada no Rio Jacuípe e secretaria recebe doações

Serão beneficiados o Lar do Irmão Velho, Dispensário Santana, Orfanato Evangélico e a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC).

pescasolidaria_ney_silva_acordacidade (3)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Após a suspensão da Pesca Solidária na Lagoa do Geladinho, situada no Parque Erivaldo Cerqueira, devido à contaminação pelo vibrião da cólera, o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, João Dias, informou que o órgão municipal decidiu manter a ação social, realizando a pescaria em outros locais e também recebendo doações da população.

A Pesca Solidária é uma ação de iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana realizada na Lagoa do Parque Erivaldo Cerqueira, no período da Semana Santa e do Natal, com viés ambiental, mas também social.

A pescaria seria realizada na próxima quinta-feira, dia 5, antes da Sexta-feira Paixão (7 de abril), mas como a Lagoa do Geladinho continua interditada por conta do vibrião colérico, a Pesca ocorrerá no Rio Jacuípe e açudes particulares da região.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além disso, a secretaria convoca a população a exercitar a solidariedade, doando uma quantidade de peixes, que serão repassados para entidades Lar do Irmão Velho, Dispensário Santana, Orfanato Evangélico e a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC).

“Um grupo de pescadores, esportivos e artesanais, irá junto comigo realizar a pesca solidária no Rio Jacuípe. Será domingo, dia 2, o dia todo, e na segunda-feira os peixes coletados serão encaminhados às instituições de caridade. Durante a semana, até o dia 5, iremos receber doações de peixes na Secretaria de Meio Ambiente  e também encaminhar para as entidades. Qualquer quantidade de peixes será bem-vinda e a pessoa que doar, se quiser acompanhar a doação, pode nos acompanhar. O órgão irá usar um carro do município, como sempre fez, para que a gente faça a entrega, visto que as entidades estão necessitando bastante”, informou João Dias.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental revelou que também buscou apoio de criadores da região, que se dispuseram a colaborar com a ação.

“Vai ser no Jacuípe e estamos encontrando apoio de criadores e pescadores. O Pesque-Pague de Amélia Rodrigues doou 30 kg, um fazendeiro da região de Riachão disponibilizou um açude para que a gente possa pescar e também Sebastião Soares vai doar uma boa quantidade de peixes, e as pessoas de Feira de Santana que também quiserem dar uma quantidade de peixes podem nos ligar que podemos ir até elas pegar a doação. Existem 28 espécies de peixe nos Rios Jacuípe e Paraguaçu, só que na pesca solidária, provavelmente a gente só vai pegar traíra, piranha e tucunaré”, informou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.  

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sobral

Os véin do Lar do irmão velho comem esses peixes cheios de espinhas ????? Hum 😏😏😏

Luis Antonio Brito Rodrigues

Aí fica difícil, quer doação, mas não abre o espaço para o público.