Feira de Santana

Após reclamações, Coelba diz que atua para minimizar tempo de espera em casos de quedas de energia

O superintendente de operações reforçou que, no tocante ao fornecimento da energia, a companhia tem um regime de prioridade para serviços específicos como o das granjas.

Laiane Cruz


No último fim de semana, com a precipitação de chuvas e ventos fortes em Feira de Santana e cidades circunvizinhas, moradores de diversos bairros se queixaram de quedas prolongadas de energia elétrica e prejuízos em decorrência disso. Outro motivo de reclamação foi com relação a atrasos por parte da empresa Neoenergia Coelba, no restabelecimento do serviço em alguns locais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente de operações da Coelba, Leonardo Santana, informou que devido à rede aérea ficar exposta a uma série de eventos, pode haver interrupção, a exemplo de pássaros que tocam na fiação ou descargas atmosféricas, principalmente neste período do ano, ou mesmo um evento externo a exemplo de um caminhão que colide em algum poste.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esses eventos ocasionam a interrupção de energia e prontamente a distribuidora tem um plano de atuação para fazer com que o consumidor fique em menor tempo possível interrompido. Em casos como o que estamos vivendo nos meses de março e abril, nós reforçamos o nosso contingente de atendimento emergencial da companhia, às vezes até dobrando ou triplicando o volume de equipes em campo para atuar, para que o maior número de clientes seja reestabelecido no menor tempo possível”, afirmou o superintendente.

Questionado sobre a morte de 30 mil frangos em granjas localizadas na região de Conceição da Feira, devido à falta de energia elétrica por um período de cerca de 12 horas, na última sexta-feira (15), Leonardo Santana justificou que a companhia está apurando o caso e fazendo um detalhamento de toda a interrupção.

“Essas granjas estão localizadas em uma região um pouco mais distante do centro de Conceição da Feira, no que a gente chama de rural, e o atendimento foi reforçado. Utilizamos quatro equipes para fazer o atendimento desse complexo onde tem as granjas. É uma região com dificuldade de acesso, onde existe um volume denso de vegetação, de mata densa, mas o atendimento foi feito dentro do tempo estabelecido, com a maior celeridade possível e com um incremento de equipes, dada justamente a importância. Esse tipo de consumidor, ele é um dos consumidores que a gente coloca em uma escala de prioridade justamente pelo negócio específico, que é a questão das granjas, então uma vez que a companhia teve ciência das interrupções das granjas, ele (o consumidor) foi prontamente acionado e atendido”, disse.

O superintendente de operações reforçou que, no tocante ao fornecimento da energia, a companhia tem um regime de prioridade para serviços específicos como o das granjas.

“Atuamos com um plano de manutenção para garantir que o mínimo de interrupção aconteça em regiões como essas, e estamos à disposição para fazer diagnósticos mais específicos até mesmo com uma consultoria técnica, onde a gente pode apresentar, como distribuidora de energia, oportunidades e alternativas para diminuir ainda mais o nível de interrupção nos circuitos internos ou mesmo no trecho de circuitos dessas empresas.”

Ele destacou que uma das medidas que podem ser adotadas pelos proprietários das granjas é o uso de geradores de energia.

“O gerador é uma boa opção para quem precisa manter o fornecimento contínuo dentre a própria natureza da energia elétrica e da distribuição de energia que, como falei, está exposta a variáveis externas, além da qualidade de fornecimento. A Neoenergia Coelba tem sempre uma grande preocupação, principalmente para esse tipo de produto, para entregar qualidade de fornecimento nas faixas adequadas que a Agência Reguladora (Aneel) nos exige. E para o caso específico das granjas em Conceição da Feira, isso vem acontecendo, e nós mantemos o acompanhamento contínuo. A chegada desde o acionamento até a resolução do defeito vai depender muito do posicionamento das equipes. No caso da última ocorrência, a gente tinha um contingente bastante amplificado e as turmas estavam em um trecho relativamente próximo e a chegada ao local de serviço se deu por volta de uma hora e meia, duas horas de deslocamento. A partir daí se iniciou todo o processo de identificação do defeito, correção e normalização, que precisa seguir os procedimentos de segurança, para que o atendimento seja feito de forma adequada”, explicou.

O superintendente acrescentou que a Neoernergia Coelba, tem uma serie de canais de atendimento para o consumidor, como o atendimento presencial nas agências credenciadas e os canais digitais, a exemplo do site www.neoenergiacoelba.com.br e o aplicativo da Coelba para falta de energia. Além disso, há os canais de telefone já convencionais que é o 116, e para mensagens de texto em casos de interrupção, que é o 28116 .

“Além disso dispomos de um atendimento pelo WhatsApp (71) 3370-6350 , que facilita e dá mais velocidade a comunicação e a retirada de dúvidas de nossos consumidores.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

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