Feira de Santana

Após reclamação, agentes de endemias realizam vistoria em residência fechada e encontram focos de dengue

Como recomendação, é necessário que terrenos sejam limpos com frequência.

Agentes de Endemias
Foto: Arquivo Pessoal

Na última sexta-feira (1º), o Acorda Cidade divulgou a reclamação da dona de casa, Cacilda Miranda da Silva, que enfrentou dificuldades para encontrar a sede dos Agentes de Endemias de Feira de Santana.

Segundo ela, a casa da falecida mãe, localizada no centro da cidade, está fechada para venda, mas suspeitava que o local poderia ter algum foco para o mosquito Aedes aegypt.

Na manhã desta quarta-feira (6), a dona de casa entrou em contato com o Acorda Cidade agradecendo pela reportagem que foi exibida. De acordo com Cacilda, os agentes de endemias já realizaram a vistoria na residência.

Agentes de Endemias
Foto: Arquivo Pessoal

“A equipe de agentes de endemias estiveram lá na casa da minha mãe para fazer o trabalho de fiscalização e busca do mosquito Aedes aegypti. Esse trabalho foi feito hoje, mas quero dizer que a matéria surtiu efeito, pois eles me ligaram procurando saber informações a respeito do assunto”, contou.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias de Feira de Santana, Roberto Carvalho, também entrou em contato com o Acorda Cidade. Segundo ele, na mesma sexta-feira, dia 1º de março, um agente esteve na unidade, mas não foi possível realizar a fiscalização, pois não tinha morador para liberar a entrada.

“Diante da informação de dona Cacilda Miranda, no dia de ontem, nós entramos em contato com a chefe dessa área do centro da cidade, Adriana, que nos informou que na sexta-feira teve um profissional lá, mas que não teve condições de adentrar e o número que tinha dado para eles ligarem realmente não estava realmente. Então, nós entramos em contato ontem com a dona Cacilda, que nos passou o contato do seu filho, onde o sindicato entrou em contato com ele e nós solicitamos que ele realmente agendasse um horário com o agente que iria fazer a visita na sua localidade”, explicou.

De acordo com Roberto Carvalho, os agentes de endemias encontraram vários reservatórios com foco de mosquito da dengue.

“O profissional esteve lá e realmente não tem água, pois encontra-se cortada, mas existiam vários reservatórios com foco do mosquito da dengue. Então é muito importante a denúncia dela, porque de qualquer forma, havia, sim, a preocupação dela em ter dentro do terreno os criadores de mosquito. Foram eliminados pelos profissionais e a comunidade precisa fazer este papel, quando identificar um terreno em uma situação como esta, passar para nós, o endereço, informações sobre o responsável para que acompanhe o nosso trabalho. Fica aqui o nosso retorno de que o trabalho foi realizado, inclusive foi orientado que o morador faça uma capinação no quintal, uma grande limpeza. A gente sabe que hoje muitos moradores aproveitam o terreno baldio, casas abandonadas e jogam lixos, o que acaba piorando a situação da dengue em Feira de Santana”, concluiu.

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade

Leia também: Moradora de Feira de Santana relata dificuldades para encontrar sede dos Agentes de Endemias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários