Feira de Santana

Após Parque da Cidade ser reaberto, moradores elogiam nova estrutura e pedem mais fiscalização no espaço

Recentemente a Sesp informou que alguns objetos do Parque da Cidade já sofreram ação de vândalos, como na Praça dos Bichos.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Reaberto no último dia 11 de junho, os 28 hectares do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, em Feira de Santana, passaram por revitalização para melhor atender a população com um ambiente ainda mais agradável, com lazer, áreas de esporte e recreação.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Uma grande novidade da reforma foi a Praça dos Bichos, espaço instagramável, entregue no dia 29 do mesmo mês, que traz belíssimas réplicas na fauna brasileira. Entretanto, apenas com nove dias de inaugurado, o lugar já está sofrendo com ação de vândalos.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (11), a reportagem do Acorda Cidade foi conferir os mais de mil metros de pista revitalizados que servem para a prática de atividades físicas, assim como a reconstrução de outros espaços como o píer e a ponte.

Também foram reestruturados a drenagem do parque, a recuperação da vegetação, a reserva manancial, os famosos pedalinhos, a fachada, bancos, quiosques e alambrados. 

Outra novidade é o espaço da academia, que Vânia Vieira, comerciante do bairro, já está utilizando de terça a domingo. “Amei e eles escolheram um lugar privilegiado, eles colocaram embaixo dos eucaliptos. Pense uma maravilha, você fazer uma caminhada e depois fazer uma atividade física? Eu chego 6h”, relatou.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Vânia, os equipamentos da academia era algo que a população do entorno sempre pedia e agora, foi concedido. A moradora nunca passou por nenhum tipo de violência, mas outras pessoas já apontaram a falta de segurança no local. 

Segundo Agnaldo Santos, diversos espaços ficam vazios sem uma fiscalização de agentes de segurança, o que também pode facilitar as ações de vandalismos, assaltos e outros tipos de violência.

“Está ótimo, só está faltando segurança. Ainda não vi a Guarda Municipal aqui não. No parque lá de baixo mesmo você não vê ninguém”, explicou.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Desfrutando da natureza e do ambiente revitalizado, o Acorda Cidade encontrou Dona Lene realizando suas atividades. Ela confirmou que no fim de semana, o parque fica ainda mais bonito com a presença das crianças, adultos e da comunidade que vai aproveitar o espaço de lazer.

“É muita gente. As crianças vêm aqui de bicicleta, adultos. É um ambiente muito agradável. Eu venho todos os dias pela manhã”, disse a moradora.

Praça dos bichos
Foto: Divulgação/Sesp

Apesar das ações de vândalos informada pela Secretaria de Serviços Públicos, o qual danificaram as réplicas de animais de fibra de vidro, o relógio de sol e picharam alguns bancos, a reportagem encontrou o espaço organizado, limpo e sem maiores intervenções, como deve ficar.

Vandalismo no parque da cidade
Foto: Divulgação

“Eu achei uma maravilha principalmente para as crianças, dá para tirar foto e tudo mais, está uma maravilha mesmo. Eu vou trazer meu neto, domingo eu vou estar aqui”, disse Vânia.

Na praça você encontra corujas, cobras, sapo, veados, jacaré e uma iguana gigante. Alguns objetos danificados foram recolhidos para manutenção, como alguns pássaros.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Seria bom que intensificasse mais a segurança. Se tivesse um guarda aqui seria bom. Principalmente dia de sábado, dia de domingo, seria melhor. Porque assim, a gente faz caminhada 5h30, assim que abre o parque, até às 7h. Depois, a gente não sabe mais o que pode acontecer”, acrescentou Vânia.

Ainda de acordo com ela, trancou a academia particular para aproveitar o ar livre, a natureza, o cheiro dos eucaliptos e ainda economizar. “Aqui eu estou limpando meu pulmão. Respiro saúde”.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Salatiel Ferreira Maciel estava aproveitando a pista de cooper, que fica ao lado da ciclovia. Ele também confirmou o quanto o espaço está maravilhoso. Todos os dias que pode desfrutar do espaço, ele vai se exercitar.

Parque da Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Parque da Cidade fica aberto de terça-feira a domingo, localizado na Rua Salvador, no conjunto Feira Vll, bairro Tomba, em Feira de Santana.

O espaço segue com a finalização de algumas melhorias e manutenções diárias.

Em resposta a insegurança no local, a Guarda Municipal informou:

A Guarda Municipal de Feira de Santana reforça sua presença no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, com agentes em serviço permanente, dia e noite. Além da presença de guardas, viaturas realizam rondas ostensivas diárias na área, garantindo a segurança dos frequentadores. A GM utiliza ainda câmeras de monitoramento com funcionamento 24 horas.

É importante destacar que a segurança pública no entorno do parque também depende da atuação da Polícia Militar, com quem a Guarda Municipal mantém estreita colaboração.

A Prefeitura Municipal segue com a etapa final dos serviços de acabamento no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. As intervenções visam oferecer um ambiente ainda mais agradável e seguro para a população.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Em apenas nove dias de inaugurada, objetos na Praça dos Bichos são danificados

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cláudio José Lopes da Costa

Olha lugares públicos trm que haver segurança 24 hs pous os mal elementos são pessoas sem noção e muito perversos. Te. Que também por parte da GM.uma parceria com a polícia militar ora fazer hondas diárias na localidade e nos arredores do parque.

Luiz Santos Silva

Vândalos e gente mal educada nesta cidade é o que não falta.Tem que haver uma fiscalização por parte da guarda municipal para coibir a ação de Vândalos e assaltantes; eu mesmo não me arrisco ir no parque, pois sei do perigo.

José Martins

Poderia alojar uma Companhia de Polícia no espaço do parque. Desta forma teria segurança 24h e deixaria de pagar aluguel em área nobre da cidade.

Ju Cerqueira

Verdade! Amo o parque da Lagoa na Baraúna, frequento desde sempre com minha família, porém essas duas situações: APENAS UM BANHEIRO E APENAS UM PARQUE INFANTIL sempre me incomodou. Para a quantidade de crianças que frequentam é insuficiente. E com certeza tem muito espaço ali pra colocar outro parque e outros quioques com mais banheiros.

lou

esta muito bonito só que muitos estao adentrando no parque pra uso de drogas visivelmente e nao escondem nao

Joseane Silva

Nunca havia ido no Parque da Cidade e resolvi reunir algumas familiares para visitá-lo no feriado de 02 de Julho. Foi decepcionante! Não tem nada de lazer, várias obras inacabadas, montantes de areia por todo lado, não tem uma área infantil para que as crianças possam brincar. Uma sensação de insegurança ao andar ali, levei alimentos para um piquenique e voltei com os mesmos intactos. Completo descaso após anos fechado. Prefiro o Parque da lagoa pois o parque da cidade é só ilusão.

Humberto

Caríssimos,

Parece que o descaso da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por ora teve fim.

Haja vista, que essa Parque esteve praticamente fechado desde a Pandemia, ou seja, quatro anos indisponível a comunidade.

Interessante, que a atual gestão fez questão de fechar o acesso aos Conjuntos Francisco Pinto, Fraternidade. Dificultando desse modo, nosso acesso. Desse modo, se quisermos desfrutar dos benefícios desse Parque. Temos que fazer uma volta, percorrer 3 km a mais (ida e volta). Numa via com pouca segurança. Os residentes das Comunidades citadas, desistiram por conta por dos empecilhos.

Vale a pena lembrar que a Prefeitura não realiza atividades que promovam a cultura, preservação ambiental e o bem estar coletivo nesse espaço.

Feira de Santana

Deveria fazer a mesma coisa no Parque da lagoa, lá só tem um banheiro que vive sujo e na maioria da vezes interditado. As crianças ficam disputando brinquedos. Sendo que poderia ampliar o Parque.

Huberlandio Rodrigues

Rindo aqui no parque panorama tem 40 anos a prefeitura prometendo uma praça e nunca se dispôs a fazer! Ainda tem jente que fala bem dos jestores; são os mesmos e nunca fazem nada.

Cláudio José Lopes da Costa

Olha lugares públicos trm que haver segurança 24 hs pous os mal elementos são pessoas sem noção e muito perversos. Te. Que também por parte da GM.uma parceria com a polícia militar ora fazer hondas diárias na localidade e nos arredores do parque.