Feira de Santana

Após os festejos juninos, liquidações de julho movimentam comércio de Feira de Santana

Os descontos seguem até o final do mês de julho ou enquanto durar o estoque.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Após os festejos do mês de junho, é comum notar que as lojas, em diferentes segmentos, já apresentam cartazes e anúncios de liquidações. A prática, que também acontece em todo o país, favorece ao comerciante a redução de seu estoque, além de garantir ao clientes boas oportunidades de compra.

Em Feira de Santana, o centro comercial também já aderiu aos descontos e as lojas de confecções, calçados e utilidades são as mais procuradas pela população neste período.

Com a chegada do inverno, a liquidação foi uma chance para renovar o vestuário da aposentada Sandra Barbosa. Ao Acorda Cidade, ela destacou que os descontos na área de confecções favorecem aos clientes que buscam bons produtos durantes este mês.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Vim comprar capotes, porque a frio está demais e é necessário a compra de roupas de frio neste período para nos aquecer. Estou comprando pela necessidade e pelo impulso, afinal, tem que gastar o real. Fiz pesquisas, rodei, e agora vou comprar. O foco de hoje é confecções, o preço está ótimo com as liquidações”, disse.

Os descontos do mês de julho também são um incentivo para o quadro de funcionários das lojas do comércio do município, principalmente, com a expectativa de baterem suas metas ao fim do mês. Para a comerciária Alice Santana, as vendas garantem o movimento do estabelecimento diariamente.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Depois do período festivo vem sempre as liquidações, os clientes vêm em busca de promoções sejam em peças de verão ou de inverno. A loja em que trabalho é de R$10 a R$60, o preço baixo agrada o cliente. Temos uma boa variedade, blusas, casacos, vestidos e assim por diante. As compras também podem ser parceladas, à vista, PIX, isso facilita ao cliente. As liquidações duram até o estoque acabar. O comércio vai até às 18h, fazemos também, vendas online. A promoção atrai os clientes, a loja está movimentada, tem descontos que chegam até 50% e isso os deixa contentes”.

Gerente de uma loja de sapatos de Feira de Santana, Edvaldo Almeida contou que as vendas também são realizadas de forma online, o que facilita e garante aos clientes uma maior comodidade nas transações.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“A liquidação começou no dia 1º e se estende até o final do mês. São muitas vantagens, o cliente só tem a ganhar. Estamos com o estoque praticamente todo em oferta, que varia de 30 a 50% e há vantagens aos clientes. O nosso horário de funcionamento é 8h às 18h e também conseguimos vender de forma online, através do nosso Instagram e outras redes sociais”.

Mais vantagens

Além das vantagens que levam aos clientes a comprarem neste período, as liquidações também são uma vantagem para que as lojas renovem o seus estoques de produtos para ofertar. De acordo com Marco Silva, presidente do Sindicato Patronal (Siconfs), o comerciante tem ainda a oportunidade de driblar a “grade furada” da sua empresa.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“As liquidações são muito importantes, porque é justamente o momento em que o empresário tem de limpar os saldos de estoque. Ele vai abrir mão de parte do lucro dele, mas também vai arrumar o estoque dele. Como por exemplo uma sapataria, existem as coleções que possuem muitos pares, às vezes eles vendem muitos números e às vezes ficam com a grade furada no qual chamamos, que são aqueles que ficam parados e gera uma dificuldade até para a troca. A liquidação você abre mão do seu lucro e o consumidor abre mão da escolha, ele sabe que o produto não se pode trocar. É bom para os dois lados, para transformar o estoque que não foi vendido em dinheiro para comprar novos produtos”, disse ao Acorda Cidade.

Marco Silva ainda deu dicas de como evitar prejuízos financeiros neste mês de liquidações, principalmente, para quem pretende investir em descontos para seus clientes.

“O código de defesa do consumidor não permite que sejam vendidos produtos com defeitos ou vícios. A liquidação permite a venda da última coleção, seja de outra estação ou da que estamos. O consumidor precisa ter a ciência de que quando ele compra um produto de liquidação, a qualidade e garantia precisa ser preservada. Mas, a opção de trocar, mudar de cor, de número de sapato ou de um produto que quando chegar em casa ele se arrependa, ele precisa abrir mão disso. Assim como o empresário abre mão de lucro, às vezes vende até com um pouco de prejuízo. O ideal é que ele analise produto por produto. O produto quanto mais específico, a exemplo de um capote muito grosso, ele só será vendido no inverno, e o vendedor precisa vender agora porque se não ele só venderá no próximo ano. Orientamos que o comerciante analise produto por produto antes da venda e que ele dê um desconto maior para o produto que ele tenha uma maior dificuldade para vender. Os descontos normais são de 40 a 50%. Os produtos mais difíceis de serem vendidos, os descontos podem chegar a 60%. É melhor o comerciante vender o seu produto, com um desconto maior do que deixar guardado em seu estoque”, finalizou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Além dos descontos promovidos de forma idenpendente pelo comércio de Feira de Santana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza a segunda etapa da campanha Super Prêmios, a Super Prêmios Liquida Feira, que teve início no dia 1º e segue até o dia 9 de julho.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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