Feira de Santana

Após liberação de vias, taxistas reclamam de mudanças no trânsito da Marechal

O secretário Moacir Lima destacou que todas as mudanças trazem algumas dificuldades, mas são necessárias neste momento.

Rua Marechal Deodoro_ foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Motoristas de táxi ouvidos pelo Acorda Cidade reclamaram nesta quinta-feira (1º) sobre as mudanças no tráfego da Rua Marechal Deodoro, para apenas um sentido na via, saindo da Rua Monsenhor Mário Pessoa em direção à Avenida Getúlio Vargas.

Eles informaram também que estão temerosos de perder seus pontos e reclamam da dificuldade gerada pela colocação de barreiras no canteiro central da Marechal.

Rua Marechal Deodoro_ foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Rua Marechal Deodoro estava interditada em decorrência das obras do Projeto Novo Centro, e foi reaberta pela prefeitura de Feira, na última segunda-feira (29), porém com novas regras para o trânsito de veículos.

No dia da liberação, o superintendente de trânsito, Cleudson Almeida, informou também ao Acorda Cidade, que dialoga com os motoristas sobre os pontos de carga e descarga de materiais e pontos de táxi.

O agente de trânsito Francisco Mota informou ao Acorda Cidade que as barreiras de cimento foram colocadas para impedir que condutores estacionassem seus veículos no canteiro central, onde havia um jardim, que foi totalmente destruído com a prática.

Rua Marechal Deodoro_ foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O pessoal estava estacionando seus veículos no canteiro central, aonde foi feito um jardim, que ficou destruído, mas será reconstruído, e as barreiras são para que os condutores não estacionem dentro do jardim. Foi colocado um sentido único nas duas pistas. Teve uma reunião com todo o secretariado, e eles informaram isso. O pessoal vem pela Monsenhor Mário Pessoa, adentra na Marechal Deodoro e sai na Praça João Pedreira, na Getúlio Vargas, nos dois lados”, confirmou.

O taxista Edmilson Assunção trabalha há 10 anos no local e destacou que o trânsito na Marechal estava complicado e agora com a liberação sentiu que houve melhora. Porém, ele acredita, que o sentido único é apenas um teste e poderia ser mais organizado com a definição de pontos específicos para os taxistas, pessoas que trabalham com frete de mercadorias, além da carga e descarga de caminhões.

“Agora deu uma melhorada depois que abriram as ruas que estavam interditadas, e estava um pouco complicado estacionar, tendo que colocar os carros no jardim. Como tem carro de frete, carga e descarga, o pessoal da verdura, para que fique melhor, ainda tem que fazer um ponto específico para o pessoal que faz táxi, para o pessoal que faz frete, e o de carga e descarga. Estão em um período de teste e vamos o que acontece”, sinalizou.

Secretário Moacir Lima_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Secretário Moacir Lima

O secretário de Prevenção à Violência de Feira de Santana, Moacir Lima, destacou que todas as mudanças trazem algumas dificuldades, mas na Marechal, se fazem necessárias neste momento.

“Não são duas vias no mesmo sentido. Uma via é para fluxo normal do trânsito e a outra é para os serviços, como táxi, mototáxi, carga e descarga. Tudo foi feito com a engenharia, tem projeto feito por arquiteto, mas é implantado no terreno tem que ser adaptado. Por exemplo, no Beco de Santana, onde tem as vans, vamos fazer um corte para que elas saiam na Comendador Targino ou sigam e saiam na Getúlio Vargas. O que a gente precisa fazer é adaptar as coisas para a realidade do município neste momento e para que o comércio tenha fluidez”, afirmou.

Segundo Moacir Lima, várias situações estão sendo analisadas no local, onde há vários retornos e recortes.

“Como é uma via de serviço, vamos colocar mais estacionamentos para as pessoas. Isso tudo será analisado pela parte de arquitetura. Todas as sextas-feiras temos discutido isso na Seplan, e a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) está fazendo um projeto para levar à Soma e adaptar o trânsito na localidade. Nós só podemos dar qualquer posição final depois que tudo estiver acordado, pois são cinco secretarias envolvidas neste processo, com a palavra final do prefeito Colbert”, salientou.

Ele disse também que a ideia da prefeitura é organizar e padronizar as barracas na Marechal.

“Na Marechal Deodoro, temos um cronograma a seguir. Primeiro, abrimos a via. Estamos adaptando agora a área de serviços, que é o segundo passo. Estamos adicionando dados dos feirantes, com prazo até 7 de junho. Quando tiramos dali os ambulantes, algumas pessoas se aproveitaram, mas não são dali, então os verdadeiros da Marechal serão prioridade. Depois disso, o prefeito irá decidir o que iremos fazer”, ressaltou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.  

Leia também: Rua Marechal Deodoro é aberta nos dois sentidos nesta segunda-feira (29)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários