Nesta segunda-feira (3), tomou posse como coordenadora-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana, a enfermeira Rita Lima.
A cerimônia, que teve um café da manhã especial entre colaboradores, aconteceu na sede do órgão, localizada na Avenida João Durval Carneiro, e marcou o fim de uma gestão de cerca de 20 anos da enfermeira Maiza Macedo.
No último dia 31 de janeiro, a designação do cargo foi publicada no Diário Oficial do Município.
Rita Lima trabalha no Samu desde 2004 como enfermeira e intervencionista, atuando nas ruas assim que o serviço chegou ao município. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela falou sobre esse momento na sua carreira.
“Isso é uma forma de reconhecimento pelo meu trabalho, pela minha idoneidade, pelo meu perfil, pela minha postura. Foi o convite do secretário de Saúde, doutor Rodrigo Matos, e do prefeito José Ronaldo para podermos contribuir com a nova gestão do Samu, do município. Estamos aqui para trabalhar com afinco, com muito compromisso, com muita responsabilidade em prol da população de Feira de Santana”, declarou.
Mesmo trabalhando diretamente com a população nas ruas, Rita disse que tem experiência com gestão em saúde.
“Eu já geri outros serviços, então eu tenho experiência em gestão, mas nós vamos sempre caminhar juntos. Cada gestão é uma gestão diferente e precisamos de todos para conseguirmos caminhar. Uma andorinha só não faz verão.”
Ela destacou como deve iniciar sua gestão à frente do órgão.
“Primeiro eu vou fazer o reconhecimento situacional, fazer o planejamento estratégico, para depois definir condutas, definir atividades. Então vamos conversar com o prefeito, com o secretário, com as equipes, mesmo já conhecendo o serviço, mas a parte gerencial é algo ainda assim, é ter um planejamento mais aprofundado.”
Segundo a coordenadora, atualmente, o Samu conta com oito ambulâncias de suporte básico, uma motolância e duas de suporte avançado. Também no último dia 31, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, recebeu mais duas viaturas do governo federal em um evento realizado em Salvador.
Com esse quantitativo, o Samu de Feira atende a segunda maior cidade do estado, mas também a microrregião, com distritos e cidades circunvizinhas. A coordenadora disse que a gestão inicia já tratando do assunto, para tentar trazer mais recursos e ambulâncias para a região.
“Feira de Santana cresceu muito, e não é só a população de Feira, a microrregião também. Então termina que a quantidade de ambulâncias que o Ministério mandou ainda é insuficiente, mas já estamos trabalhando na questão de vir mais ambulâncias para Feira de Santana e a microrregião.”
O técnico de enfermagem do Samu, Ricardo Cerqueira, falou ao Acorda Cidade sobre a mudança de gestão nesse que é um dos serviços mais essenciais da cidade.
“Esperamos que a gestão que esteja chegando traga uma cara nova para o serviço, traga um novo ar, e nós seguimos como profissionais competentes do Samu de Feira de Santana para fazer acontecer um serviço melhor para a população, um serviço de qualidade. A nossa esperança é que possamos prestar à população sempre um serviço melhor, e quando se renova a gestão, coordenação, e que vem com novas perspectivas, com novas diretrizes no que diz respeito à gestão, cada um tem sua forma de trabalhar. O que nós esperamos é que ela possa fazer um serviço de qualidade, um serviço como ela sempre mostrou fazer: competência no serviço, transparência, profissionalismo.”
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: Rita Lima é designada como coordenadora geral do Samu de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.