Laiane Cruz
Existe paixão por tudo neste mundo, até mesmo por ônibus. É o caso dos busólogos: pessoas que, por hobby, colecionam fotos de ônibus e estudam a fundo este veículo sob diversos ângulos e aspectos, avaliando pontos positivos e negativos e até mesmo a parte mecânica, elétrica e histórica. E é esse grupo de apaixonados por ‘buzu’ que vai se reuniu na manhã deste sábado (8), em Feira de Santana na Lagoa Grande.
Presidente da CBB – Comunidade Baiana de Busologia, Simar Santos, relatou em entrevista ao Acorda Cidade, que o encontro foi um momento de muita interação e diversão entre os participantes. “Vieram pessoas de vários estados pra fazer essa brincadeira. Já é o segundo ano e está maior”, afirmou.
Ele contou que além dos encontros, o grupo promove também ações sociais e distribui alimentos e roupas para pessoas menos favorecidas. “Para o natal já estamos fazendo a campanha e arrecadando os alimentos”.
O grupo, segundo Simar Santos, nasceu em 2009, contava com poucas pessoas na época, mas atualmente só no Facebook, a comunidade já tem mais de seis mil membros, sendo na Bahia cerca de 400 participantes.
Os busólogos compartilham também suas experiências e paixão em outras redes sociais como instagram, sites especializados e o whatsapp.
“Muitas pessoas são apaixonadas por ônibus e, por isso, a gente criou esse grupo. O grupo é formado por pessoas comuns, que trabalham em vários setores da economia e alguns que também trabalham na área, mas são minoria. Nossa intenção é crescer mais ainda, estamos planejando um encontro maior ano que vem. Planejamos fazer mais ações pra trazer a comunidade para mais próximo, porque as pessoas têm uma ideia que o ônibus é ruim, mas ele tem o seu lado bom, e o transporte em Feira de Santana melhorou bastante”, afirmou o presidente da CBB.
O representante da empresa Rosa, Bruno Mendes, parabenizou a iniciativa e ressaltou que apoia ações como essa. “A empresa mais uma vez tem a grande satisfação de estar abrindo espaço para os busólogos, para mostrar que está sempre ouvindo os usuários.”
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.