No início da tarde desta quarta-feira (10), moradores de alguns bairros em Feira de Santana e Salvador foram afetados por uma interrupção parcial do fornecimento de energia. Outras cidades do interior do estado e todos os outros estados do Nordeste também foram afetados parcialmente.
De acordo com comunicado da Coelba, a interrupção aconteceu em virtude de um problema no Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Já a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) informou que o problema no fornecimento teve início às 13h52 e foi completamente solucionado em 20 minutos.
Segundo o G1, o superintendente de operações da Chesf, João Henrique Franklin, explicou que houve um desligamento na carga da região Nordeste por causa de um problema na ligação entre as regiões Sudeste e Norte.
“Nessas linhas de interligação entre o Sudeste e o Norte, a região Nordeste sofre uma variação de frequencia por conta do desbalanço entre geração e consumo. Atua na região um esquema automático de alívio de carga. Foi o que aconteceu”, diz Franklin.
Segundo Franklin, localidades em todos os estados foram afetadas porque o sistema de alívio de carga é distribuído em todas as concessionárias de distribuição da região. “O motivo do problema na interligação da região Norte com o Sudeste ainda está sendo identificado. A prioridade foi o restabelecimento do consumo”, afirmou. Franklin ressaltou que as causas do problema serão investigadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Acidente
No dia 5 deste mês, um acidente na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM) prejudicou o fornecimento de energia para cinco bairros de Salvador. Um veículo atingiu um poste da rede elétrica durante a madrugada e às 3h58 partes do Itaigara, Pituba, Nordeste de Amaralina, Alto da Santa Cruz e Candeal já estavam sem energia.
Somente às 6h da manhã, o fornecimento dos bairros Nordeste de Amaralina, Alto da Santa Cruz e Candeal foi restabelecido. Já os moradores da Pituba e de algumas regiões do Itaigara tiveram o fornecimento normalizado às 11h. Mas, o sistema foi completamente restabelecido somente à tarde, por volta das 16h. O acidente também prejudicou o trânsito de Salvador. Uma sinaleira em frente ao Parque da Cidade manteve-se desligada durante a manhã. E outra sinaleira instalada na saída da Avenida Paulo VI, sentido ACM, voltou a funcionar às 11h. As informações são do Correio da Bahia.