Feira de Santana

Ao som de samba de roda, moradores da Matinha protestam contra falta de água: "Dona Embasa para de desculpinha"

A moradora do distrito, Virgínia Gonçalves considerou a falta de água uma falta de respeito.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores do distrito da Matinha em Feira de Santana se reuniram às 5h da manhã desta segunda-feira (9) para um protesto contra a falta de água. De acordo com eles, todos estão sofrendo com o desabastecimento. Não há água nas residências, no posto de saúde, na escola e na igreja.

O distrito que possui comunidades remanescentes de quilombolas e é forte na preservação cultural do samba de roda, marcou a manifestação ao som do samba de roda: “Oh Embasa, para de desculpinha, solta essa água para a gente da Matinha”.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os moradores levaram baldes, vasilhas para a manifestação e protestam ao som de versos que contam sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia com a falta de água.

A moradora do distrito, Natália Pereira contou ao Acorda Cidade que a localidade sofre há três meses com a falta de água. No entanto, segundo ela, de um mês para cá a situação piorou.

“Falta água para beber, para tomar banho e está muito difícil. Ligamos para a Embasa e ela diz que não está recebendo reclamação dos moradores, que são casos isolados”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O padre do distrito da Matinha, Luiz Antônio, confirmou a situação da falta de água e relatou que precisou fechar os bebedouros da igreja devido a falta de água.

Segundo ele, há mais de 15 dias não cai nem uma gota de água na torneira da sede paroquial. Ele destacou ainda que a manifestação é contra a falta de água e também sobre os buracos deixados no distrito pela Embasa quando realiza os serviços.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“As pessoas vêm para a igreja e trazem suas garrafinhas de casa. O sofrimento é ainda maior para crianças e idosos. A igreja não poderia ficar de fora dessa manifestação. Nós sofremos todos juntos.

A moradora do distrito, Virgínia Gonçalves considerou a falta de água uma falta de respeito com a Matinha.

“Uma verdadeira romaria de pessoas carregando água. Muita falta de respeito não termos água, um bem mais precioso. Faz dias que a gente não lava roupa e estamos tomando banho de bacia”, lamentou.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Embasa e a seguinte nota foi enviada:

Em atenção à solicitação, informamos que a recente irregularidade no abastecimento de água no distrito de Matinha foi decorrente de vazamento na rede distribuidora provocado por obras do DNIT e de falhas no fornecimento de energia em instalações de bombeamento, num cenário de alta demanda de consumo por causa das altas temperaturas.

A Embasa já corrigiu o vazamento e a Coelba já regularizou o fornecimento de energia para as estações de bombeamento do sistema integrado de Feira de Santana. Após essas correções, o abastecimento está em processo gradativo de regularização lento, devido ao alto consumo causado pelas altas temperaturas.

A Embasa está adotando medidas operacionais para equacionar o atendimento das localidades atendidas e implantando uma linha distribuidora de reforço para atender exclusivamente a localidade de Matinha. A obra começa nesta semana e deve ser entregue ainda este mês.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Oliveira

A embasa não tem um pingo de vergonha na cara,foi rápida no aumento de valor dos serviços prestados,é mais rápida ainda na hora do corte por inadimplência do consumidor,mais na hora de cumprir com os serviços essenciais deixa bastante a desejar,somente com a velha desculpa que é o clima no caso do calor que tá favorecendo isso,que coisa viu?.

Robson Oliveira Souza

Ruy correria deixou as bombas na mão de Jerônimo.

Laerte de Oliveira

E POR FALAR EM SAMBA DE RODA , ONDE FOI COMEMORADO O DIA DO NORDESTINO NA CIDADE?

Feirense

KD os deputados e os vereadores que o povo votou, não estavam na manifestação ao lado do povo.
Vcs tem que valorizar o seu voto!

Oliveira

Amigo Feirense,vc está certo nisso,político é realmente votado pra ser representante do povo,porém infelizmente a coisa mudou,os políticos são representante deles mesmos,o povo só está prestando pra colocar eles no trono pra eles fingirem que trabalham,lamentavel.

Seu Marbinho

Jardim Acácia falta água toda noite. Há alguns anos…

Rew0lt4d0

maior onda essa EMBASA, agora fechou os pontos de atendimetno e vc tem que “AGENDAR” alguns serviços no SAC da Rodoviária kkkk, que onda!!! Vou fazer uma entrevista com dona EMBASA dia 16 para ver se sou digno de solicitar uma ligação de água! kkkkkkkkkkkk

Laerte de Oliveira

MUDOU PRA PIOR.