Trânsito

Anel de Contorno de Feira de Santana passa por intervenções em pontos críticos

No dia 10 de novembro, haverá o fechamento do cruzamento do Jomafa com o conjunto Feira VII e bairro 35º BI.

Andrea Trindade

Atualizada às 15:19

A partir da próxima quinta-feira (25), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Viabahia, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), darão continuidade às ações de ordenamento no Anel de Contorno de Feira de Santana visando melhoras às condições de trafegabilidade e segurança na rodovia.

O Anel de Contorno passou recentemente por uma operação tapa-buracos no trecho não duplicado próximo ao Viaduto Portal do Sertão até o Complexo de Viadutos do bairro Cidade Nova. No trecho também foi instalada a sinalização horizontal e vertical, pintura de quebra-molas, mas ainda falta nivelar o acostamento e melhorar a iluminação.

Em um levantamento realizado pela SMT e os demais órgãos, desde o mês de maio, durante a campanha Maio Amarelo, foram identificados oito trechos críticos, denominados pontos de conflitos, que passarão pelas intervenções.

Entre eles está o do viaduto da Cerb, localizado entre o conjunto Jomafa e o bairro 35º BI. O local vai ganhar sinaleiras e botoeiras para pedestres, segundo o superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho. Ainda segundo o superintendente, a pista que dá acesso ao complexo de hospitais no qual estão localizados o Hospital Estadual da Criança e a Policlínica Regional agora têm sentido único.

“A primeira intervenção será a do Jomafa. Ela tem duas vertentes. A primeira é exatamente na confluência da Avenida Presidente Dutra com essa pista secundária que passa pelo Hospital Estadual da Criança e demais hospitais. Aqui como era mão e contramão, era um verdadeiro perigo, um conflito muito grande. Agora só será possível o fluxo da Presidente sentido os hospitais, e proibido trafegar no sentido contrário. Já está com sinalização vertical e horizontal e a Viabahia, na próxima quinta-feira (25), vai implantar uma defensa metálica ali para evitar qualquer tentativa. Faremos o trabalho de conscientização dos motoristas”, informou Maurício Carvalho, em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo ele, no dia 10 de novembro, haverá o fechamento do cruzamento do Jomafa com conjunto Feira VII e bairro 35º BI.

“Vai ser fechado aquele mergulhão próximo à entrada do Feira VII e 35ºBI. A Viabahia e a PRF fecharão com defensa metálica e vamos fazer a contagem de tráfego porque os motoristas vão ter que entrar na parte anterior, ir ladeando pela pista lateral do 35º BI, pela pista que costeia aquela entrada do 35º BI. Depois da contagem, implantaremos os semáforos, não só naquele anel da parte de baixo, como também vamos colocar semáforos para pedestres com botoeiras, para eles terem mais segurança”, informou.

A meta, conforme o superintendente, é implantar a nova ligação entre os bairros até o final de novembro e depois seguir para os demais pontos de conflitos, como os trechos em frente à churrascaria Los Pampas e a entrada do bairro Santo Antônio dos Prazeres.

O policial rodoviário federal Altemar Brandão destacou que estas intervenções garantirão mais segurança aos condutores. Segundo ele, o trecho Norte do Anel de Contorno, região do bairro Cidade Nova, os cruzamentos na saída do bairro Santo Antônio dos Prazeres e no da Avenida Artêmia Pires são os mais críticos no Anel de Contorno.

Estamos desde maio trabalhando com a Prefeitura de Feira de Santana, através da SMT e os demais órgãos como Dnit, Ciretran e Viabahia, buscando melhorias nestes pontos de conflito. Além deste do Jomafa, temos também do outro lado do Anel Viário, no bairro Sobradinho, em frente ao cemitério São Jorge. Estamos buscando pequenas melhorias para tentar facilitar a vida do cidadão em seu deslocamento diário até que se tenha uma resolução em definitivo através de uma duplicação ou de outras melhorias viárias. Os pontos mais críticos são os cruzamentos da Artêmia Pires, do bairro Santo Antônio, pois aquela saída é muito complicada, e outros pontos também. Já o trecho Norte é o mais complicado em termos de acidentes graves”, pontuou.

Diariamente passam pelo local mais de 20 mil veículos, segundo o superintendente Maurício Carvalho.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também:

Órgãos de trânsito visitam trechos do Anel de Contorno e discutem intervenções

Obras de duplicação na BR-116 Norte são iniciadas

Avenida Eduardo Fróes da Mota recebe operação tapa-buracos

Buracos no Anel de Contorno causam acidentes, transtornos e prejuízos
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários