Os alunos do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, localizado no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, estão prontos para participar do Desfile Cívico de 7 de setembro, que ocorrerá neste sábado (7).
Cerca de 200 estudantes irão desfilar, apresentando projetos desenvolvidos na escola, além de participar de exibições de fanfarras e atividades esportivas. De acordo com o diretor da unidade, professor Eduardo Brito, muitos alunos participarão do evento pela primeira vez e demonstram grande entusiasmo.
“Este é o segundo ano que a gente é convidado para desfilar na programação oficial. Desde o ano passado que houve esse resgate da presença das escolas estaduais no desfile e tem sido muito positivo. A maioria dos nossos alunos está indo pela primeira vez e eles estão muito entusiasmados”, afirmou.
De acordo com o professor, os estudantes que participam da fanfarra já têm experiência com o destile. Eles estão se preparando para a apresentação desde o primeiro semestre. Ele destaca a importância da cultura e do esporte presente na escola para contribuir para melhor formação dos estudantes.
“Os meninos estão indo para esse desfile para mostrar a cara da escola. Eles vão exibir suas conquistas. Vamos ter ala mostrando trabalhos desenvolvidos na escola com poesia, trabalho sobre a violência contra a mulher, sobre Setembro Amarelo, as atividades esportivas como vôlei, basquete, futsal, travinha. O lema da nossa escola é: ‘Desde 1970 formando homens e mulheres para um mundo melhor’. E nossa missão é mostrar para a sociedade a formação dessas pessoas durante esse desfile cívico”, destacou em entrevista ao Acorda Cidade.
O professor Eduardo Brito ainda informou que os estudantes da escola vão participar de outro desfile no dia 28 de setembro, durante o evento Pinta Feira realizado junto com o grafiteiro Charles Mendes. Durante o evento haverá oficina de grafiteiros onde uma parede da escola vai ser pintada.
O regente e professor de música, Gilson Gonçalves Costa, disse ao Acorda Cidade que a realidade das fanfarras em Feira de Santana está melhorando, graças a incentivos e com a reconstrução das fanfarras nas escolas. Segundo ele, atualmente seis escolas estaduais de Feira possuem fanfarras.
“Sou oriundo da fanfarra do Colégio Municipal, antes tinham fanfarras em muitas escolas e eu tive o prazer de viajar muito com as fanfarras particionado de concursos. Graças a Deus atualmente está tendo um incentivo para o retorno das fanfarras nas escolas. Aqui no Luiz Viana começamos no início do ano com aulas de iniciação musical. Hoje temos percussão e sopro e nessa época inserimos tudo na fanfarra para fazer o desfile de sete de setembro”.
De acordo com o professor, atualmente o material humano para trabalhar nas fanfarras é muito bom, mas ainda existem dificuldades em relação a instrumentos musicais.
“Quando cheguei em 2021 aqui na escola não tínhamos nenhum instrumento, todos sucateados. Começamos a organizar os instrumentos, fizemos reforma e hoje estamos com essa grande fanfarra”, disse.
O desfile do 7 de Setembro será realizado no próximo sábado, dia 7, a partir das 8h na Avenida Presidente Dutra.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram