“A cada ano melhora o nível dos trabalhos e o mais importante é que o objetivo idealizado, que é despertar o interesse da juventude pela informação e pelos problemas sociais, está sendo alcançado”. A avaliação é do radialista Dilton Coutinho, que na manhã deste sábado (10) conduziu a edição especial do programa Acorda Cidade, com a exibição das matérias selecionadas no 9º Concurso Repórter Mirim.
O que mais chamou a atenção de Dilton, bem como dos ouvintes e internautas, foi a diversidade dos temas abordados, como também a atualidade das informações. As matérias classificados trataram de questões como a gripe suína, trote telefônico para o Samu, preservação ambiental, vícios na adolescência, política, violência nos transportes urbanos e o pré-sal.
A preocupação dos adolescentes com a facilidade de propagação das drogas, especialmente nas escolas, foi exposta em alguns trabalhos. “É interessante saber que eles estão alertas”, comentou o âncora do Acorda Cidade, que destacou ainda a criatividade, o senso crítico e a consciência da cidadania visíveis em todos os trabalhos premiados.
A escolha dos vencedores foi feita pelas jornalistas Aparecida Machado e Madalena de Jesus e os radialistas Paulo José, Ney Silva, Beto Moreno e Juvenal Martins, que avaliou a parte técnica dos trabalhos. Todos os classificados participaram do programa no estúdio da Rádio Sociedade, juntamente com os pais e representantes das escolas.
“A participação das escolas é fundamental para o sucesso do Repórter Mirim”, disse Dilton, que agradeceu também aos parceiros que patrocinam o evento há nove anos. O concurso é coordenado por Vone Santana, que também é responsável pela organização da festa de encerramento, realizada no Mega Fest. Além de diversão, o evento proporciona várias ações sociais.
Madalena de Jesus