Dia Mundial da Água

Água potável de Feira pode durar até os próximos 50 anos, afirma ambientalista

Para ele, é importante refletir sobre o uso consciente da água.

Gabriel Gonçalves

Nesta terça, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, um data internacional criada no ano de 1992 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta.

Atualmente Feira de Santana consegue produzir água potável proveniente de dois rios. Ao Acorda Cidade, o chefe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), João Dias, informou que a cidade Princesa do Sertão pode ter esta riqueza que é a água pelos próximos 50 anos.

"Feira de Santana e toda a região metropolitana de Salvador, tem água potável que é provenientes de dois rios mais importantes da nossa região, que é o Paraguaçu com 614km de extensão e o Rio Jacuípe com 490km. Acredito que pelos próximos 50 anos, ainda teremos água potável disponível", pontuou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com o ambientalista João Dias, o Dia Mundial da Água, também tem como propósito, fazer com que as pessoas possam refletir sobre o uso deste recurso.

"O dia 22 de Março, como o Dia Mundial da Água, ele foi instituído pela ONU para que a gente possa fazer reflexões a respeito do líquido mais importante do planeta. Temos hoje mais de 6 milhões de pessoas que são chamadas de refugiados do clima, por que tiveram que fugir da sua terra natal por não haver água. Existe também outra preocupação que é a questão do manejo correto com a água, nós seres humanos usamos água azul e água verde. Para beber, água azul que são os lagos, das lagoas, dos rios e das nascentes, e água verde, é água da chuva. Mas nós temos um grande problema visto que em quase todas as nações do mundo são industrializadas a gente transforma água azul e água verde em água negra e água cinza, e o custo é muito alto para transformar de volta e aí a gente precisa refletir para cuidar melhor da água do planeta", informou.

Segundo João Dias, Feira de Santana possui três rios municipais.

"Feira de Santana tem três rios municipais que é o Rio Humildes que passa dentro de Humildes, mas está semimorto, temos o rio São José no distrito de Maria Quitéria que também está semimorto e o Rio Aguilhadas no distrito de Ipuaçu, este que está vivo. No caso do Aguilhadas, que é o de Ipuaçu, é muito importante porque ele é afluente do Rio Jacuípe e ajuda a produzir água para Feira de Santana, o Rio Humildes é afluente do Rio Subaé e o Rio São José é afluente do Rio Pojuca, todos os rios são importantes porque eles contribuem com a irrigação do solo, com a dessedentação humana e animal, e também em produzir hortaliças frutas. A água de Feira é tratada pela Embasa que é a empresa que trata, tem laboratórios específicos que fiscalizam a Embasa e elas estão dentro dos padrões que são exigidos no Brasil para consumo", disse.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários