A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, aguarda a recuperação das plantações, com as chuvas, uma vez que no ano passado, os agricultores tiveram perdas. Segundo ela, apesar de está na época de colheita de frutas como manga, caju e acerola, houve uma perda de 75% da produção.
Embora otimistas quanto ao desempenho da lavoura em 2010 – dizem os antigos que quando chove no terceiro dia do ano significa que haverá fartura – os agricultores temem dificuldades por conta da falta de água, problema que assume proporções cada vez mais sérias na zona rural de Feira de Santana.
Esse temor foi evidenciado em reunião realizada ontem (05), quando ficou definida a realização de uma manifestação em fevereiro, não somente sobre a falta de água e a necessidade de providências para solucionar o problema, como também para protestar contra o volume de recursos destinados para a zona rural em 2010.
A idéia, de acordo com Conceição Borges, é fazem um grande acampamento no centro da cidade, para mostrar à população urbana as dificuldades enfrentadas pelas comunidades rurais e, principalmente, chamar a atenção das autoridades para os problemas que afigem os produtores, em especial os de pequeno porte.
Madalena de Jesus