Com objetivo de fortalecer e consolidar a Agricultura Familiar para a construção de um projeto de desenvolvimento rural sustentável no Brasil, acontece nesse momento o II Encontro Nacional da Agricultura familiar, em Feira de Santana, na Bahia. O evento está sendo realizado na casa de show Estação da Música.
As caravanas com trabalhadores rurais de vários estados brasileiro marcam presença no evento. Uma fila extensa pode ser vista do lado de fora do local. Agricultores de São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Piauí são alguns deles.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
O coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf, Eleno Monteiro, elogiou os avanços dos programas desenvolvidos pelo governo Lula. “400 programas estão sendo desenvolvidos no campo. Esse benefício é de extrema importância, nós podemos sentir aqui na Bahia”, diz a coordenadora.
Segundo a presidente nacional da Fetraf, Elizangela Araújo, 70% dos alimentos (grãos) consumidos pelos brasileiros são provenientes da agricultura familiar. Segundo ela, esse encontro veio para Bahia para “celebrar as conquistas e mostrar o potencial que o nordeste tem nessa produção familiar”.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, no nordeste há 3.572 mil assentamentos e somente na Bahia o número chega a 634 mil. Hoje no país, existem 906 mil famílias assentadas. Aproximadamente 286 mil estão no nordeste.
Williany Brito com informações de Ed Santos e Ney Silva