Laiane Cruz
Ontem (19) foi celebrado o Dia de São José, e para marcar a data que homenageia o santo católico, alguns moradores do povoado de Ladeira, no distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, realizaram no período da tarde um momento de louvor com reza do terço da misericórdia para clamar por mais chuvas na região e fartura no campo. Também houve uma procissão em direção à capela de São José e uma missa solene encerrando as atividades.
Foto: Divulgação/ STR
São José é considerado pelos fiéis da igreja católica o santo protetor dos trabalhadores, dos artesãos, das famílias e padroeiro dos agricultores. Para os moradores de Ladeira, mesmo com a pandemia, era necessário celebrar a data, plantar o milho, rezar por chuvas, e esse ano mais motivos entraram na lista de orações: pedir a cura para aqueles que estão acometidos pela covid nos hospitais e a chegada da vacina para todos.
Foto: Divulgação/ STR
“Foi um dia muito diferente, porque estamos em momento de pandemia e não pôde haver aglomeração. Não puderam ser feitas muitas atividades. Mas, aqui na comunidade de Ladeira, no distrito de Tiquaruçu, como São José é o padroeiro da comunidade, a gente se uniu e fez esse lindo dia de São José. Começamos plantando milho, logo depois a gente fez a reza do terço da misericórdia. Porque nesse momento, além de clamar por chuva, de clamar a São José a sua intercessão junto ao nosso Deus para que tenhamos chuvas e muita fartura, tivemos também um momento de clamar por aquelas pessoas que se encontram nos hospitais no mundo inteiro, com respiradores mecânicos, e o nosso clamor é pra que o anjo do Senhor possa chegar nessas pessoas, para que possam ter uma respiração própria, confiantes que o senhor vai atender o nosso clamor”, afirmou Conceição Borges, que é agricultora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (STR).
Ela destacou que foi muito importante a participação da comunidade. Os participantes mantiveram o distanciamento social e não houve aglomerações, mas teve um forte louvor e agradecimento.
“Não tivemos chuva, mas no meio da tarde, quando a gente já estava saindo de fazer o plantio de milho, nublou e fez um nevoeiro, com a promessa que a chuva vem. Então saímos do dia de São José com a certeza que vamos ter chuva pra plantar a produzir, mas com a certeza também de que São José vai interceder para que todas as pessoas que sejam vítimas dessa doença possam se recuperar, e que possa haver também um momento de calmaria. Estamos clamando ao nosso Deus por vacina e o nosso tema é ‘São José Rogai por Nós’”, completou.
Foto: Divulgação/ STR
A moradora Rosângela Freitas dos Santos ficou muito feliz pela realização do evento. “O que achei do dia de hoje foi uma maravilha. Achei muito lindo, bem organizado e estou muito feliz de ter participado. Agradeço a Deus e a São José, em primeiro lugar.”
Foto: Divulgação/ STR
A coordenadora da capela de Tiquaruçu, Edina Coutinho de Freitas, também rezou por mais chuvas que garantam uma boa safra de milho e feijão para os agricultores da região.
“Achei ótima essa festa de São José. Sou da comunidade de Ladeira e coordenadora da igreja de São José, o padroeiro. Achei muito bom a gente vir plantão esse feijão e esse milho, pra gente ter chuva. Que Jesus nos dê paz e nos livre desse mal que está na humanidade. E que São José proteja a nós todos na nossa comunidade.”
Foto: Divulgação/ STR
Também da comunidade de Ladeira, a agricultora Luciene frisou que mesmo com a pandemia os agricultores resolveram fazer o evento, porém com todos os cuidados de proteção e higiene.
“Eu sei que esse ano não era adequado pra gente fazer devido à pandemia. Mas viemos fazer com todos os cuidados, usando álcool em gel, usando máscara, ficando à distância um do outro e assim fizemos essa festa porque é o padroeiro da nossa comunidade e é o terceiro ano que nós estamos comemorando a festa do nosso padroeiro”.
Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.