Após um longo período de seca, os agricultores de Feira de Santana tiveram motivos para comemorar a colheita deste ano. Por conta disso, cerca de 20 comunidades que fazem parte da Paróquia São José das Itapororocas, no distrito de Maria Quitéria, participaram da Festa da Colheita na manhã deste domingo (6).
A festa começou com uma missa de agradecimento celebrada pelo padre Pedro Rodrigues, seguida de uma feira na qual foram comercializados, a custo baixo, diversos produtos colhidos neste ano. Logo depois houve um almoço, e à tarde os agricultores deram continuidade à comemoração com a apresentação do grupo Quixabeira da Matinha e do cantor Fábio Santos.
A professora Fátima, coordenadora de Liturgia e da Pastoral da Pessoa Idosa da paróquia, informou que esta é a quarta vez que a colheita é comemorada com esta festa. Apenas no ano passado não houve a celebração por causa da seca.
Segundo ela, o evento no distrito Maria Quitéria foi idealizado pelo padre João, juntamente com coordenadores da paróquia.
“Com o sucesso da primeira edição, todos os anos a colheita passou a ser comemorada, com exceção do ano passado. Os agricultores ofertaram frutas, verduras e plantas que são vendidas na feira após a missa, que estava superlotada”, disse a professora Fátima destacando a quantidade de feijão e abóbora ofertada.
Fartura
O agricultor José Cassiano comemorou a fartura principalmente de feijão, pimentão, abóbora e tomate, e ressaltou que os agricultores precisam se preparar mais para as grandes colheitas, com a finalidade de evitar que os produtos se percam.
“Estamos perdendo tomates, porque não temos indústrias para fazer os extratos. E estamos sentido que não houve tempo de catar todo aquele feijão que plantamos. Então, são muitos produtos que não estamos conseguindo aproveitar e não podemos deixar isso tudo perder”, disse.
Informações e fotos do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade