Maylla Nunes e Laiane Cruz
Atualizada às 09h55
O agricultor e vigilante Francisco Paulo, de 46 anos, ficou surpreso ao colher na quinta-feira (21), uma mandioca ‘gigante’ na propriedade da família, no distrito da Matinha, em Feira de Santana. A mandioca, do reino Plantae, pesa quase 30 quilos e tem dois metros de cumprimento.
Plantada em maio de 2020, Francisco Paulo contou ao Acorda Cidade que a colheita gerou alegria para toda a família.
“Nem eu sei explicar a qualidade daquela mandioca. Passamos um bom tempo sem ter uma plantação por falta das chuvas e de uns tempos para cá, a plantação voltou ao nosso distrito de maneira em geral. Com a terra descansada, ela ficou forte e bem adubada. Essa mandioca é uma grandeza para nós da zona rural, se deparar com esse fenômeno. Ficamos felizes por ver uma raiz como essa em nossa roça”, destacou.
Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Gilberto Marcos de Mendonça, que é professor doutor do curso de agronomia na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o fenômeno pode ocorrer por questões genéticas da própria planta ou mesmo por questões ambientais.
“Quando você tem uma propriedade que acontece um fenômeno desse. É um indicativo de que tem um solo saudável, fértil. Um animal pode ter morrido ali, vacas pastando podem ter fertilizado aquele local ou boas chuvas. Encontrar uma mandioca desse tamanho, embora não seja uma coisa rara, é sinal de que a terra do proprietário está saudável. Eu já vi mandiocas de 6 metros e meio, mas essa não é uma planta comercial e até para colher dá muito trabalho”, afirmou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia