Nesta quarta-feira, 24, os Agentes de Combate às Endemias comemoraram 15 anos de efetivados como servidores públicos em Feira de Santana. A contratação por processo seletivo público é assegurada com base na Emenda constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Roberto Carvalho, esta foi uma grande conquista para a categoria. “Antes era um vínculo precário, sem segurança da renovação ou não dos contratos. Com o enquadramento, aconteceu a estabilidade e com isso a segurança dos profissionais”.
Além desta melhoria, o Governo Municipal definiu piso salarial da categoria neste mês. O vencimento passou a ser de dois salários-mínimos, o equivalente a R$ 2.424 para a jornada de 40 horas semanais. Atualmente são 345 agentes que desempenham as atividades no município.
Há 23 anos trabalhando como agente de endemias, Alessandro Matheus, 44 anos, aproveitou o momento para falar do quão gratificante é ter seu trabalho reconhecido pela sociedade.
“Trabalhávamos com medo de ser demitido a qualquer momento. Agora somos vitoriosos e executamos diariamente o serviço com amor. É muito gratificante fazer o bem para a população”.
Esse pensamento é o mesmo da agente Edilce da Silva Oliveira, 52 anos. Há 22 ela atua na área e destaca que a parte mais feliz da rotina é chegar ao fim do dia com a sensação de dever cumprido.
O evento teve presença da ex-secretária de saúde municipal Denise Mascarenhas, e da vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitário de Saúde, Lúcia Mascarenhas que lembrou conquista da categoria, segundo ela a suor, lágrimas e muita luta. “Só quem conhece a história pode comemorar”, destaca.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram