Feira de Santana

Afas pede apoio para manter assistência a idosos em Feira de Santana; veja como ajudar

A Afas também tem buscado ampliar suas parcerias, assim como voluntários para contribuir ainda mais com a manutenção da ação social.

Afas
Foto: Reprodução/Afas/Redes Sociais

A Associação Feirense de Assistência Social de Feira de Santana (Afas) está precisando de ajuda para manter suas atividades. Segundo Ivolnilma Carneiro, diretora-executiva da entidade, a associação enfrenta desafios financeiros para manter seu trabalho de acolhimento a idosos em situação de vulnerabilidade.

Ela destacou as dificuldades enfrentadas ainda pós-pandemia e fez um apelo à sociedade para contribuir com doações e apoio voluntário para dar seguimento às atividades.

“Ultimamente a gente tem enfrentado, pós-pandemia. E as associações que trabalham com um público vulnerável, o qual a gente precisa ser a parte forte dele. Então, a gente tem enfrentado muita dificuldade ultimamente. As doações têm se cessado muito. O município nos apoia, mas ainda não é o suficiente devido às despesas”, informou a diretora ao portal Acorda Cidade.

A Afas funciona como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi), que são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. A entidade atua oferecendo hospedagem, seis refeições diárias, medicamentos, serviço odontológico, enfermagem, entre outros atendimentos.

Com a redução nas arrecadações, a Afas tem encontrado dificuldades para manter esses serviços essenciais aos idosos.

Nilma Carneiro
Ivonilma Carneiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“No montante, a sobrevivência de um ser humano, a Afas é responsável por tudo. A gente passou a comprar tudo, em especial até item de material de uso pessoal, que as faculdades levavam muito, a sociedade civil. Então, assim, a gente perdeu bastante, significativo, a ajuda da nossa sociedade. E aí a gente está aqui pedindo à sociedade de Feira de Santana, que aqui tem fortes empresários, que possam vir abraçar a causa da Afas”, ressaltou.

Como ajudar

Para continuar sua missão, a instituição solicita apoio de empresários, da comunidade em geral e convida as pessoas a visitarem o espaço que fica localizado no bairro do Campo Limpo, na Rua Campos de Aviação, nº 82. O espaço recebe doações de domingo a domingo, das 9h às 17h.

Confira alguns itens que podem ser doados:

  • Fraldas Geriátricas;
  • Itens de Higiene Pessoal;
  • óleo de Girassol;
  • Leite em Pó;
  • Café.

“A gente queria de verdade que a sociedade e os empresários nos visitassem para conhecer o trabalho da Afas”, reforçou Ivonilma ao Acorda Cidade.

Quem puder, também pode ajudar doando qualquer valor via chave PIX (75) 98291-6234 ou presencialmente na Ilpi da Afas.

O setor administrativo da entidade está localizado na Rua Senador Quintino, nº 730, bairro Serraria Brasil.

Afas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Seja um parceiro, seja voluntário

Segundo a diretora, a Afas também tem buscado ampliar suas parcerias, assim como voluntários para contribuir ainda mais com a manutenção da ação social. “A gente está agora já com o pessoal do serviço social, juntamente com a equipe que estamos montando na parceria com o governo municipal, para arrecadar mais recursos, para que a gente possa fazer um trabalho cada vez melhor e amplo.”

Além de doações financeiras, profissionais, terapeutas e voluntários também podem contribuir com serviços e oficinas para os idosos. “Ajuda não é só dinheiro e não é só mexer no bolso. Às vezes você pode ajudar involuntário ou voluntariamente. Então, toda ajuda é bem-vinda”, disse.

Parceria com o poder público

A Afas administra o Cemitério São Jorge, que sepulta gratuitamente indigentes e pessoas atendidas pelo plantão social. No entanto, as despesas da instituição têm superado a receita, tornando-se mais um desafio.

“Também há muitas despesas lá no cemitério. Hoje o cemitério, despesa e receita, quase que compatíveis uma com a outra, então hoje não tem muita rentabilidade. Criou mais novos cemitérios onde hoje em dia o sepultamento da Afas, a gente sepulta DPT, hospitais, toda pessoa que é do plantão social, indigentes também e nada disso é cobrado. O que a Afas arrancaria do São Jorge hoje são alguns sepultamentos das funerárias em si. Mas esse outro público é todo por conta da própria Afas”, explicou.

Você também pode ajudar a Afas colocando o seu CPF na nota, sabia? Isso mesmo! Para que o seu CPF ajude a instituição, cadastre-se no site da Nota Premiada para concorrer a prêmios e ainda ajudar a entidade.

Ivonilma ainda relembrou o propósito da entidade de levar amor às pessoas e dentro dessa perspectiva ela convocou a comunidade para se solidarizar.

“Ajude, busque conhecer quem é a Afas, adote um projeto. A gente está agora aí precisando de um parceiro para fazer uma praça de convivência para eles e tudo isso demanda recursos. Venha conhecer, adote a Afas no seu coração”, afirmou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários