Gabriel Gonçalves
Formada em direito e também exercendo as atividades relacionadas à gastronomia, Francis Dantas, trabalha com itens de confeitaria desde o ano de 2015. Mas, foi no início da pandemia que a ideia de produzir biscoitos decorados, surgiu.
Em entrevista ao Acorda Cidade, ela contou que a princípio, a produção era feita de forma caseira, apenas para os familiares, mas o projeto deu certo e começou a vender também.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Eu já tenho um ano mais ou menos trabalhando com esses biscoitinhos decorados, mas eu já trabalhava com outros itens de confeitaria desde o ano de 2015 e quando foi em 2016, eu dei uma parada. No início da pandemia, eu resolvi voltar a produzir os itens, porém com um nicho diferente, fazendo estes biscoitos para a família e depois comecei a vender. E como eu sou formada em direito, não tinha tirado a minha OAB ainda, porque o exame estava suspenso devido a pandemia. Então, eu precisava de uma forma, ter um ganho financeiro. Eu não tinha experiência, comecei nesse ramo por curiosidade mesmo, achava bonito e fui inventando arte, inventando receita e assim, fui participando de cursos, desenvolvendo mais a minha técnica e estou até hoje", afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Já no segundo ano consecutivo de produção, Francis contou que os biscoitos estão apresentando bons resultados, mas destacou que a carreira como advogada, não foi deixada de lado.
"Este já é o segundo ano que estou produzindo esses biscoitinhos. Ano passado eu fiz e foi sucesso e graças a Deus, esse ano está sendo sucesso novamente. Embora os biscoitos estejam indo muito bem, não penso em deixar a carreira como advogada", disse.
Quem trabalha na área da culinária, sabe que não basta apenas incluir os ingredientes como manda a receita, mas uma 'pitada' de carinho, faz com que o produto fique com a melhor qualidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Para Francis, essa atividade que está sendo desenvolvida há mais de um ano, é considerada como uma terapia, envolvendo a arte, amor e retorno financeiro.
"Os biscoitos são feitos com massa amanteigada coberto com glacê real, e durante o Natal, eu coloco uma massa diferente, uma massa de especiarias que é a tradicional alemã, massa de gengibre e todas cobertas com glacê real. Alguns biscoitos levam um tempo considerável porque são feitos com muita paciência, muito cuidado, são várias etapas de secagem, então têm biscoitos que levam até um dia, a depender do tipo, do modelo e do nível de detalhes. Mas eu amo o que faço, porque é uma terapia, acaba sendo terapêutico, e um ganho financeiro, mas é uma arte muito gostosa de fazer, digo porque sou privilegiada em poder trabalhar com a arte e poder viver através dela a partir disso", destacou.
Foto: Arquivo Pessoal
Faltando menos de trinta dias para a ceia de Natal, Francis explicou que as produções já estão a todo vapor e foi preciso aumentar o número de ajudantes para atender todos os pedidos.
"Já começamos a fazer as produções, já estamos vendendo, inclusive nossa agenda está aberta, mas quase lotada. Estaremos recebendo os pedidos até o dia 10 de dezembro. A gente espera que possa atender a todos os clientes, inclusive já contratei algumas pessoas, porque realmente nessa época a demanda é muito grande, então algumas ajudantes já estão trabalhando comigo, porque a fábrica já está funcionando a todo vapor", afirmou.
De acordo com Francis, em Feira de Santana, apenas duas profissionais trabalham com esse tipo de produto. E a partir dessa necessidade, teve a iniciativa em abrir um curso para quem deseja se profissionalizar.
"Eu comecei a ver estes tipos de biscoito na internet, geralmente com as pessoas de outros países e eu ficava muito curiosa, porque realmente é bonito e como não tinha esse nicho aqui em Feira de Santana, embora a cidade tenha muitas confeiteiras, até onde eu sei, hoje apenas duas profissionais que produzem esse tipo de biscoito, eu e outra profissional. Então por essa alta demanda, eu decidi abrir um curso com pequenas turmas, para que outras pessoas possam também se profissionalizarem. Esse ano por exemplo, eu já encerrei os cursos, mas a partir de fevereiro, irei abrir uma nova turma, então quem tiver o interesse é só entrar em contato comigo", afirmou.
Mesmo que a procura aumente neste período de Natal, Francis contou que a produção de biscoitos acontece o ano inteiro, principalmente para eventos de mêsversário.
Foto: Arquivo Pessoal
"Nessa época natalina, os pedidos com mais frequência, são os biscoitos de Papai Noel, são os biscoitos decorados, mas no restante do ano, meus clientes procuram muito por biscoitos infantis para festas de mêsversário, porque são com temas de desenhos, ursinhos, mas eu não trabalho apenas com biscoito infantis, trabalho com biscoitos para lembrancinhas também, para ornamentar a mesa, todo tipo de funcionalidade dos meus biscoitos decorados. Com essa grande produção que acaba tendo, eu crio muitas amizades através dos biscoitos, porque têm clientes que trabalham comigo o ano inteiro, principalmente se for de mêsversário, então praticamente faço parte da família e graças a Deus, os feedbacks, são positivos", explicou.
Foto: Arquivo Pessoal
Francis explicou ao Acorda Cidade que os modelos e tamanhos são variados e custam a partir de R$ 10. Fica a critério do cliente como será feita a decoração.
Foto: Arquivo Pessoal
Para conhecer mais sobre os produtos natalinos, basta acessar o perfil do Instagram ou entrar em contato através do WhatsApp (75) 98245-3405.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade