Feira de Santana

Adolescente de 14 anos morre com sintomas graves de dengue em Feira de Santana

A Secretaria de Saúde segue no trabalho de investigação para constatar se há outras patologias associadas ou alguma co-infecção.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira (3), que está investigando a causa da morte de um adolescente de 14 anos ocorrida na última segunda-feira (27) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Queimadinha, em Feira de Santana.

Segundo a secretaria, ele deu entrada na unidade na sexta-feira (24) apresentando febre e vômito. Foi atendido, medicado e após apresentar melhora recebeu alta.

Ainda segundo a secretaria, na segunda-feira (27) o paciente retornou à unidade com sintomas característicos de dengue grave. Foi atendido prontamente pela equipe médica. Houve uma piora do quadro e o paciente precisou ser intubado, mas acabou não resistindo.

Por solicitação médica e da equipe de saúde foram coletadas amostras para exames de meningite, Covid-19 e arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) e encaminhadas ao Laceb (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia) para análise.

A SMS recebeu nesta sexta-feira (3) o resultado do Lacen confirmando resultado positivo para dengue. Contudo, a Secretaria segue no trabalho de investigação para constatar se há outras patologias associadas ou alguma co-infecção. O resultado da investigação será divulgado após sua conclusão.

Segundo informações prestadas pela mãe do adolescente, um irmão dele também apresentou os mesmos sintomas e foi internado no Hospital Estadual da Criança.

A Prefeitura realizou uma busca ativa e encontrou focos do mosquito aedes aegypti na região onde a família reside. O trabalho de eliminação de criadouros do mosquito está sendo intensificado na localidade.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
16 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Reis

Foi a emergência, atendido, e liberado. Dias depois voltou com o quadro clínico agravado e morre. Depois de morto vão aprofundar os exames? Porquê não fizeram estes mesmos exames “pós-morte” no primeiro atendimento? Políticos sentem dor de barriga, pega um avião FAB ou de carreira, se “hospedam” num Albert Einstein ou similar, passam dois dias fazendo exames..O detalhe é TUDO PAGO PELO POVO. O povo que paga tudo se lasque.

JORGE SANTOS

O garoto apresentava vômito e febre, era só manter hidratação com SF e requisitar hemograma, VHS e outros exames. Depois que retorna grave é que suspeitam de dengue, provavelmente hemorrágica. A negligência é clara, desprezo pela vida do outro, sentimento condenável em profissional da saúde. Trabalhei mais de 20 anos pelo SUS e saí por não suportar mais viver essa realidade triste. Graças a Deus trago minha consciência limpa, por ter feito sempre até mais do que o meu dever, porque toda vida humana importa!

Joseane

Uma morte que talvez pudesse ser evitada se fosse bem atendido na primeira vez. Os médicos mal preparados, os baixos salários não justificam pois quando assumem cargo sabem exatamente o valor que vão receber e as condições em que vão trabalhar. Certa vez fui atendida na Upa Queimadinha com sintomas de dengue, o médico pediu exame mas a enfermeira responsável por notificar e realizar o exame mostrou tanta má vontade justificando que o resultado só sairia por volta de 45 dias acabei desistindo de fazer

Sacanagem

Esperou a criança morrer para fazer os exames! Se tivesse feito o exame no mesmo dia da entrada , seria outro assunto , pois teria sido aplicado a medicação correta , esperou demais o estado se agravou e aconteceu o pior , parabéns incompetentes; como diz o Lula o sus é motivo pro povo ter orgulho

Nubia,

Prefeito tenha compaixão, faça uma CAPACITAÇÃO HUMANIZADA e em especial a Sec de Saúde e a Sec de Desenvolvimento Social, que são locais de pessoas vulneráveis.
A ex do tratamento dado ao ambulantes e agora esse caso que poderia ser evitado e a pct fosse mantido na unidade de saúde e a equipe ter solicitado os exames que a rede Sus disponibiliza.Lamentavel a perda de um jovem que acredito eu como mãe teria tudo pela frente e que.a vida foi ceifado por não profissionais que não seguiram o protocolo. Manter o paciente hidratado e monitorado até que os exames chegassem com o resultado. Neste caso a machetw seria outra.
“Jovem com suspeita dengue hemorrágica segue internado na UPA até o resultado dos exames.”
Mesmo que complicasse estava sendo assistido. Valos parar de hipocresia e validar o ser humano. Nossa!!! O pref Colber cercado do traidores e algozes, tudo feito de caso pensado, essa gestão também será um fracasso, assim pensa o que se diz DONO DE FEIRA. Foi assim com Tarcizio, assim será. Bom final de semana.

Maria da gloria Cerqueira brito

Lamentável. A pessoa passar mal e ir pra essas UPAS OU UPM ( UNIDADE PRONTA PRA MORTE) . Eu levei uma queda , fui pra UPA n fiz um RX, o médico nem olha pra cara do pobre, o pior sabemos que o SUS n presta, e quem usa SUS é pobre jó. Rico n usa SUS. resumindo, passei 15 dias sentindo forte dores, como n tinha dinheiro resolvi fazer particular e deu 3 inflamações e o tendão deu outro problema, sem falar que no dia do ocorrido cheguei 19h passei por uma triagem pra quê n sei sair dessa UPM 23h. N resolveu o meu problema eu fiquei pior. Cheguei em casa estressada,, pressão alta, dor de cabeça, muita raiva da UPA. Eu n ponho culpa na equipe médica ,nem os funcionários. Sabemos, que o salário deles n é bom e n recebem como deveria. Eu reconheço, que o ser humano n valem nada. Nós somos ser humano e precisamos de médicos. Eu, minha pessoa passo mal qdo preciso de médico. É o pior tormento da minha pessoa. Odeio ir a médico, sei que vou ser tratada mal. Eu passo mal além da doença. Ó tô errada

Reinaldo

Saúde municipal feira de Santana é uma piada!

Sirle

Feira de Santana está totalmente descoberta foram feitos muitos condomínios, são muita
residência que não são visitados por falta de a gente.

Hélio San

A equipe dessas Upas de Feira de Santana estão tudo despreparada.Porque não solicitou exames no primeiro dia que o adolescente deu entrada na unidade,Foi colher depois que o paciente venho a óbito.Tive nesta mesma unidade com sensação de desmaio,a médica mim passou remédio de vômito. Recusei e fui para casa .

Leo

A prefeitura de Feira precisa tomar providências urgentes para costatsr se há focos do mosquito na cidade. Que o senhor console os familiares. Mosquito terrível

Josie

Olha aí a tecla que já venho batendo há dias ninguém não toma providência !! Tão esperando o que para resolver aquela obra da rede de supermercados abandonada?? Nas imediações do mochila ??

Sirley

A escassez da gente de endemias. o bairro que esse adolescente faleceu foi visitado uma único vez em 2022.
E agora em 2023 só tem dois guardas para visitar um bairro com a população imensa .

Josie

Olha aí a tecla que já venho batendo há dias ninguém não toma providência !! Tão esperando o que para resolver aquela obra de a rede de supermercados abandonada?? Nas imediações fo mochila ??

Márcio Henrique

Obra parada por capricho de uma juíza que se acha o verdadeiro Deus.

Pedro

Um absurdo uma obra desse porte abandonada, na situação que tá. Iria proporcionar um grande desenvolvimento para região. A prefeitura precisa fazer algo.

Mônica James

Eu dei entrada nessa mesma UPA da queimadinha . Desmaiei, fortes dores no estômago, febre , me deixaram na observação, e quando vinhetas os exames , a médica só informou que eu estava com um infecção que não sabia qual era . Simplesmente me passou um antibiótico e me mandou pra casa. Continuou sentindo as coisas . E complicado essa saúde pública, só Jesus pra ter misericórdia do ser humano. Agora fica nossa indignação, Feira de santana sem saúde mas as festas não podem faltar . Isso é porwue eles não dependem do SUS.