4ª morte no ano

Adolescente de 13 anos morre por dengue grave em Feira de Santana

Esta é a quarta morte causada por dengue grave este ano em Feira de Santana - duas foram registradas em junho.

aedes_dengue_zika
Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais uma morte causada por dengue grave. Trata-se de um adolescente de 13 anos, que teve o caso confirmado após a análise das amostras que a Vigilância Epidemiológica encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). A informação foi divulgada neste sábado (8) pela prefeitura.

Esta é a quarta morte causada por dengue grave este ano – duas foram registradas no mês anterior. As equipes dos agentes de endemias intensificaram a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti na localidade em que essas pessoas residiam, a fim de reforçar a proteção dos familiares.

De janeiro até o início a última quarta-feira (6), a Vigilância Epidemiológica confirmou 734 casos de dengue. Do total, 8 foram classificados como grave e 111 com sinais de alarme.

Quando procurar a unidade de saúde?

Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dores de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações.

Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, aumento do fígado e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Stefany

Fui num hospital particular em feira com todos os sintomas e o médico me diagnosticou com virose. Me receitou dipirona e mandou pra casa por ser véspera de São João achou que só fui pegar atestado. Voltei 3 dias depois com muita tontura e dor de cabeça, depois de muita insistência resolveu passar exame de sangue, diagnosticado dengue. Imagine se tivesse sido hemorrágica? Morria né?

Renata de Jesus

A culpa disso também é dos médicos desqualificados, nem olham na cara do paciente, passa um dipirona e manda a pessoa pra casa.
Minha sobrinha com febre, vomitando, dores em todo corpo e o médico nem olhou pra paciente, passou dipirona e deu alta. Ela voltou no dia seguinte e pediu, insistiu pra solicitar exames e foi diagnosticado inflamação com possivel dengue.

Jorge Santos

Concordo, a situação em relação aos médicos preocupa; trabalhei mais de 20 anos em enfermagem e nunca assisti tanta incompetência, parece que além do desinteresse ainda a formação deficiente; a impressão é que se formam somente pra aparecer nas redes sociais e mais nada.

João

Segundo o **** não é necessário adquirir a vacina contra a dengue da China.Seria ele o novo, genocida…? Perguntar não ofende!😁

Maria da gloria cerqueira brito

Por onde anda os agentes de saúde que trabalham nesse controle. Aqui aonde moro n o conheço um agente de saúde. Até pergunto a mim mesmo. Em Feira de santana n tem agente de saúde? Sem falar que a cidadecomo um todo é cheia de buracos c água parada. É um perigo nesse período. São lixo e água parada contribuem o que vemos na cidade demais. Tem locais que parece roça. Muita poça de água parada em todos os bairros. Talvez se tivesse um trabalho focado no sentido de prevenção. N teria essas mortes. É muito triste a realidade.

Josie

E aí senhoras autoridades vão tomar providências de fato e vdd quando sim por que ninguém até hj me deu uma resposta convincente a respeito daquele empreendimento se assim pode chamar de uma rede de supermercados aqui no mochila alguém alguém???