
A ação para sensibilizar sobre a Doença de Chagas, que seria realizada na próxima quarta-feira (16), no Ambulatório de Infectologia, em Feira de Santana foi adiada. Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde deve anunciar uma nova data para o evento.
Diferente do que muitos acreditam, a transmissão da doença não ocorre diretamente pela picada do inseto conhecido como “barbeiro”. A infecção acontece quando, ao coçar o local da picada, as fezes do inseto entram em contato com a pele ferida, permitindo que o protozoário causador da doença chegue à corrente sanguínea.
Ainda pode acontecer a transmissão vertical- de mãe para filho- no período da gravidez, por meio do compartilhamento de objetos cortantes que possuem sangue contaminado e também pela via oral, através de frutos contaminados, como açaí, caldo de cana e acerola. Essa última possibilidade, apesar de não ser muito comum, já teve casos registrados na Bahia.
Quem tiver sido exposto ao inseto deve procurar o Ambulatório de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. No local, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza triagem e investigação dos casos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.