Prestes a completar 13 anos de existência, o portal Acorda Cidade lançou nesta terça-feira (17), o novo portal de notícias, com um layout desenvolvido pensando na experiência do leitor.
Mais intuitivo, mais funcional, responsivo e rápido, o novo portal traz uma busca mais otimizada e mais espaço para a publicação das notícias do dia na página inicial, para atender a alta quantidade de matérias produzidas diariamente, além de dar um destaque maior para os colunistas e o podcast Escuto Cá Entre Nós.
Desenvolvido pela Agência Seox, empresa com expertise em soluções digitais, especialista em desenvolvimento de sites, app, sistemas e performance, a nova identidade visual do Acorda Cidade foi pensada, a partir do projeto de expansão do maior portal do interior da Bahia, acessado em mais de 600 cidades do Brasil.
O diretor de criação da Seox, Henrique Martins, relatou que notou um padrão diferente do habitual com relação ao público do Acorda Cidade, um leitor fiel e engajado.
“Assim que fechamos o contrato para o desenvolvimento do novo portal do Acorda Cidade, sabíamos o tamanho da responsabilidade que nos aguardava, e sabíamos que o foco seria desenvolver um novo portal totalmente pensado na experiência do usuário. Analisando os dados e fazendo um levantamento do comportamento do público que consome as notícias do Acorda diariamente, notamos um padrão diferente do habitual, de um leitor fiel e engajado que busca sua dose de informação diária neste prestigiado portal de Feira de Santana”, comentou.
Henrique destacou o carinho com que foi elaborado o portal para os leitores pensando nas métricas imprescindíveis para o desenvolvimento de um site com alto padrão técnico.
“Optamos em desenvolver um portal de alta performance utilizando o Wordpress, seguindo metodicamente os novos padrões definidos pelo Google através do Core Web Vitals. Desde a concepção da nova estética através da criação de um layout exclusivo, até cada linha de código escrita, nosso mantra sempre foi entregar o melhor e o que há de mais moderno no universo das notícias digitais. No dia de hoje, depois de quatro meses de trabalho, entregamos esse projeto que desenvolvemos com muito carinho. Esperamos que o público do portal se identifique e goste das novas mudanças, afinal de contas tudo isso foi pensado para eles”, enfatizou o diretor de criação da Seox.
Totalmente reformulado, o novo portal traz como novidades também a possibilidade de comentar os conteúdos sem precisar estar logado no Facebook, e a cada scroll o usuário vai se deparar com reportagens organizadas por categorias e destaques especiais.
A mudança foi necessária para atender o crescimento do portal e as recomendações dos indicadores do Google.
Referência na cobertura de Covid-19 no auge da pandemia, o portal Acorda Cidade atingiu em 2019 mais de 40 milhões de acessos com mais de 200 milhões de visualizações de páginas, segundo relatórios da plataforma Google Analytics, e mais de 88 milhões de acessos em 2020 com mais de 400 milhões de visualizações e páginas.
Não à toa, o site mais querido dos feirenses e acessado em todo o Brasil foi selecionado entre mais de 12 mil jornais online pelo Google em um programa internacional de financiamento para a produção de notícias na pandemia.
O alcance do Acorda Cidade chamou atenção também da Meta, empresa do Facebook, que o convidou para seu projeto específico para publishers, no qual a equipe do Acorda Cidade participou de reuniões online com orientações e dicas para as redes sociais. O Acorda Cidade também entrou no seleto grupo de jornais parceiros estratégicos da Bytedance, a empresa do TikTok, e novidades vem por aí.
Com o editorial baseado no exercício diário de um jornalismo comunitário, plural e que cumpre o seu papel de informar a população com ética e credibilidade, o Acorda Cidade se dedica à interatividade e ao engajamento com seus leitores, sempre pensando nos conteúdos que os representem.