Nesta quarta-feira (9), as Unidades de Saúde I, II e III, localizadas no bairro Queimadinha, em Feira de Santana, realizaram uma ação social em alusão ao Outubro Rosa, oferecendo diversos serviços de saúde à comunidade, como exames preventivos, consultas médicas e palestras para alertar sobre a prevenção dos cânceres de mama e colo do útero.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira Wilane Cerqueira, explicou a importância da iniciativa, destacando que o objetivo principal é sensibilizar as mulheres sobre a prevenção dos cânceres. Toda a equipe se uniu para participar da ação.
“Temos como tema abordado ‘Mulher, seu corpo, sua vida’. Hoje, a unidade está oferecendo café da manhã, palestras, rodas de conversa, aferição de pressão, aferição de glicemia, realização de preventivos, atendimento de demanda livre com os três médicos da unidade, solicitando mamografia e outros exames laboratoriais. A gente convida a população da Queimadinha e do bairro São João para participar desse evento, no qual nós estimamos uma participação muito boa, como vem acontecendo nas outras ações”, afirmou.
A enfermeira também destacou a importância da orientação contínua sobre a realização da mamografia, que, apesar de ser promovida no Outubro Rosa, está disponível durante todo o ano na rede pública.
“A mamografia é realizada uma vez ao ano para qualquer mulher na faixa etária acima de 40 anos, podendo ser feita em qualquer época. Porém, o Outubro Rosa é destinado ao câncer de mama. Lembrando que as unidades de saúde têm disponibilidade o ano todo para solicitar essa mamografia”.
Além disso, a enfermeira ressaltou que as mulheres já saem da unidade com os encaminhamentos necessários para a realização dos exames.
“As pacientes já saem com um agendamento para as clínicas onde a mamografia é realizada. E, por ser um mês destinado ao Outubro Rosa, essas clínicas também atendem essas mulheres com demanda livre, ou seja, elas não precisam de agendamento. Basta chegar com a solicitação, que o exame será realizado”, acrescentou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram