Saúde do Homem

Abertas as atividades do Novembro Azul em Feira de Santana 

Unidades da cidade já estão oferecendo os exames gratuitamente. O agendamento está sendo via WhatsApp pelo número 759-99040658.

Novembro azul no cmpc ft Ney Silva Acorda Cidade1
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Outubro Rosa passou, mas o sentimento de cuidado segue firme com a Campanha do Novembro Azul neste mês dedicado ao combate ao câncer de próstata. Em Feira de Santana, as instituições de saúde já começaram os mutirões para exames gratuitos, diagnósticos e a conscientização dos homens de todas as idades. É importante que essa consciência venha desde cedo, para evitar dores de cabeça no futuro. 

O exame de próstata ou toque retal  é o mais indicado aos homens a partir dos 40 anos para começar a prevenção da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Entre o triênio 2023-2025, estima-se 71.730 novos casos, uma alta comparado ao período anterior. 

Em Feira, de janeiro a agosto deste ano, pelo menos cinco homens foram diagnosticados por semana, segundo o Sistema de Informações Hospitalares do município. Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar da cidade falou sobre as atividades que já estão sendo oferecidas em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novembro azul no cmpc ft Ney Silva Acorda Cidade1
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente dez a abertura ontem (8) e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), é um mês importante de prevenção, o Novembro Azul. Então, a gente vai começar aqui com as marcações via WhatsApp, pelo 759-99040658, para o exame de PSA, ultrassom de próstata e aqueles casos que deram resultados alterados, a gente já encaminha aqui mesmo no CMPC com urologista. Então, a gente vai ter o mês de novembro todo com várias ações, ao sábados, ações lá no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem também, o CMDI, dia 11, palestras, então a gente vai abrir o mês todo de novembro com ações de prevenção”, colocou. 

A presidente reforçou que o agendamento desses serviços estão sendo realizados pelo whatsapp para evitar filas e aglomerações. Inicialmente, os homens podem passar pelo exame de próstata, o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é um exame laboratorial, ultrassons e após os resultados podem ser encaminhados ou não para o urologista. 

Novembro azul no cmpc ft Ney Silva Acorda Cidade1
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Gibert, durante o Outubro Rosa foram atendidas uma média de quase 6.500 mulheres. Agora no Novembro Azul, ela estima o atendimento de pelo menos 3.000 homens, número esperado de todos os anos. Além disso, ela confirmou que a conscientização e os recursos em relação à prevenção do câncer de próstata através do exame, tem aproximado mais os homens da campanha. 

“A gente sabe que tem uma procura menor no novembro azul dos homens que participam da campanha, mas, a cada ano que passa, isso vem aumentando. E é importante a gente reforçar que o câncer de próstata é o câncer que mais é identificado aqui no CMPC. É importante a prevenção, ela é o melhor remédio. Identificando no início, a gente tem aí o chance de cura, então, por isso, da importância que os homens participem da campanha todos os anos, venham aqui para a unidade e façam os seus exames essenciais”, alertou. 

Serviço: 

Campanha Novembro Azul 

Atendimentos: CMPC E CMDI

Agendamentos: via WhatsApp pelo número 75-99904 0658. 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
DESCASO COM OS PACIENTES

Agora que o agendamento e feito apenas pelo whatsapp ficou horrível.. e um descaso ele não dão retorno não responde faz pouco caso.. sei que tem demanda na procura.. mas não ter uma retorno e frustrante.. coloque Bot pra atender.. tirar dúvidas..o atendimento humano e péssimo.. melhorem isso prefeitura ou Secretaria de saúde vejam isso com atenção.. quem tiver com o mesmo problema denuncie .. que só assim resolve.