Uma cratera localizada no cruzamento entre as ruas São João de Meriti e Resende, no bairro Campo Limpo em Feira de Santana, está bloqueando a passagem de veículos e até mesmo de pedestres. De acordo com moradores, a formação do buraco foi em decorrência de uma obra realizada pela Embasa no início do mês de maio e até o momento não foi concluída.
Ivani Silva reside na Rua São João de Meriti há 38 anos e relatou ao Acorda Cidade, que os transtornos perpassam desde a dificuldades na coleta de lixo a preocupações com a segurança das crianças.
“Eles vieram trabalhar aqui antes do Dia das Mães, e o problema começou com um buraco pequeno e evoluiu, acabou virando isso aí. Há mau cheiro, insetos, ratos, e além disso, nossas crianças não podem passar, não podem mais brincar na rua porque há o risco de cairem nesse buraco. Tem o transporte que não passa mais e a coleta de lixo. A gente tem que deixar os resíduos em pontos específicos para eles poderem recolher”.
Devido a extensão do buraco, foi necessário sinalizar e colocar contenções para evitar acidentes e o crescimento da cratera. Apesar disto, o morador Wilson Brandão alerta que as medidas paliativas não são suficientes.
“O pior é que a contenção não está aguentando, vai acabar fechando tudo, que até as escoras que eles botaram de aço já quebraram”, comenta.
Há também o descontentamento, conforme Wilson, com o impasse entre os órgãos responsáveis pela reparação da área.
“Todo ano esse buraco estoura, é chover de trovoada e estoura. Aí a Embasa diz que é com a prefeitura, a prefeitura diz que é com a Embasa. E assim fica”, sinalizou.
Ao Acorda Cidade a Embasa informou que está realizando no local a manutenção da rede de esgotamento sanitário.
“Os serviços estão em andamento e devem ser concluídos até o final desta semana. A rede se encontra com obstrução devido ao lançamento irregular de água de chuva, caracterizando mau uso do sistema. Após a finalização do serviço, o aterro deve ser realizado pela prefeitura, que anteriormente trabalhou na manutenção da rede de drenagem no local”, informou.
Estagiária Amanda Pinheiro sob supervisão da jornalista Rachel Pinto.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram