Atualizada às 10h07
Williany Brito
Feira de Santana abre espaço para o maior protesto contra a homofobia e a defesa dos direitos do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Com o tema “Travestis e Transexuais: Nem Fenômeno, Nem Aberrações, Apenas Cidadãs”, acontece neste domingo a 9ª Parada Gay. O evento, que acontece anualmente na avenida Getúlio Vargas, começa às 14 horas, na Praça de Alimentação.
A Parada Gay vem ganhando status social e, ao mesmo tempo, trazendo a discussão sobre a garantia dos direitos dos LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O segundo maior evento de rua da cidade vai contar com a animação da cantora Gina D’Mascar.
Durante a Parada, o CTA do Centro de Referência em DST/AIDS vai realizar Teste Rápido para diagnóstico de contaminação pelo vírus HIV, na Praça de Alimentação, local da concentração.
O tema – O tema foi apresentado, discutido e aprovado durante uma reunião dos membros da comissão organizadora do evento, formada pelo GLICH e a APGFS. Conforme justificativa, o tema foi escolhido por entender que as travestis e transexuais estão no ponto mais alto das estáticas na escala da discriminação e violências.
Eventos que marcaram o Orgulho LGBT no mês de agosto
Vários eventos foram realizados dentro do calendário do Orgulho LGBT de Feira de Santana no mês de agosto. No período de 23 a 27 aconteceu a Semana da Diversidade Sexual na UEFS com Exposição Fotográfica, Mostra de Filme com temática LGBT. Nos dias 25 e 26 aconteceu o 7º Seminário da Diversidade Sexual, numa parceria entre o GLICH, MILIERIBUS, ADUFS, SINTEST e DCE/UEFS.
Dentro da programação que antecedeu a Parada Gay foi realizado, nesta quinta-feira (26) na Faculdade Nobre (FAN), o Seminário “Faculdade e Diversidade Sexual”. Nesta sexta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Feira de Santana promoveu a Sessão Especial ao Dia da Consciência Homossexual.
A exibição do espetáculo teatral “Noiva da Morte”, baseado na obra de Nelson Rodrigues, aconteceu neste sábado (28), no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Após apresentação foi realizado um debate entre atores e espectadores sobre Homossexualidade e preconceitos. Ainda no sábado, aconteceu, no Clube Euterpe Feirense, a segunda edição da PARADOXX. A festa foi animada pela cantora de dance music Amanda.
Fonte: Acorda Cidade