No dia 3 de junho, será realizada a 4ª edição da oficina “Síndrome do Amor”, organizada pelo setor de fisioterapia pediátrica do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. O evento é destinado a mães e cuidadores de crianças com síndrome de Down, oferecendo uma série de atividades e orientações focadas no desenvolvimento infantil.
A oficina contará com uma roda de conversa com as mães, sessões de brincar terapêutico e orientações específicas sobre como estimular crianças com Trissomia do Cromossomo 21 (T21) em casa. A idealizadora do evento, Lília Oliveira, fisioterapeuta, explica a importância desta iniciativa. “As mães relatam dificuldades em encontrar serviços que disponibilizem atividades para o desenvolvimento. Alguns não conseguem serviço de reabilitação, e as oficinas ajudam as mães a entender qual a melhor forma de estimular seus filhos em casa”.
Durante as oficinas, as crianças participam de atividades práticas utilizando materiais recicláveis comuns, como caixas de ovo, papelão e garrafas PET. Esses recursos são transformados em ferramentas terapêuticas, que as crianças levam para casa para dar continuidade aos estímulos iniciados na oficina. “A oficina do brincar terapêutico mostra às mães como, através do brincar, elas podem estimular suas crianças. As crianças levam esses recursos para casa e continuam a estimulação”, destaca Lília Oliveira.
A fisioterapeuta também ressalta a importância do acolhimento e do apoio mútuo entre as mães. “Além de promover a interação entre mães que enfrentam desafios da maternidade atípica, as oficinas ensinam como estimular habilidades em casa, como sentar, rolar e andar. Mães que não conseguem inserir seus filhos em centros de reabilitação ou que acham insuficientes os dias de terapia encontram nas oficinas um complemento essencial para o desenvolvimento de seus filhos”, acrescenta.
Crianças com síndrome de Down necessitam de acompanhamento especializado e uma abordagem diferenciada para estimular seu crescimento e desenvolvimento. “Estas oficinas são fundamentais para que as mães aprendam a ajudar no desenvolvimento de seus filhos, complementando as terapias oferecidas nos centros de reabilitação”, conclui Lília Oliveira.
As inscrições para a oficina podem ser realizadas no ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (75) 3602-7163.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram