Teve início neste sábado (14) e segue até o próximo domingo, dia 22 de setembro, a 46ª edição da Semana Espírita 2024. Neste ano, o evento está abordando o tema: “O ser e a Transição Planetária”.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A programação está sendo realizada no Ginásio de Esportes do Colégio Castro Alves e, são esperados por dia, pelo menos 800 pessoas. Nesta edição também, está acontecendo a 1ª Feira Literária Espírita (Felite) de Feira de Santana, de forma simultânea com o evento.
O coordenador do Conselho Regional Espírita de Feira de Santana, Marcus Machado explanou sobre a programação que acontece durante este final de semana.
“Teremos grandes oradores, como o de hoje, Jorge Elarrat, que vai fazer a abertura do trabalho, assim como neste domingo na Feira Literária com Marcel Mariano, Geraldo Competti, Luciano Crispim e Jamile Lima. Teremos várias atividades com salas temáticas, espaços para crianças, contação de histórias. Neste domingo também, teremos um dia bem interessante, vamos finalizar a programação por volta das 19h com a presença do psiquiatra Dr. Leonardo Machado, que estará contribuindo com o tema que trata dos processos obsessivos e psiquiátricos na contemporaneidade”, explicou.
De acordo com Marcus, na quarta-feira, dia 18 de setembro, data que celebra os 191 anos de Feira de Santana, o evento terá a presença do médium Divaldo Franco.
O Acorda Cidade também conversou com Geraldo Competti, vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (Feb). Segundo ele, é necessário cada vez mais, explicar como funciona a prática do espiritismo.
“Nós estamos em pleno trabalho de divulgação do espiritismo, por meio do movimento espírita, do Conselho Federativo Nacional, das federativas estaduais e dos Centros Espíritas, porque nós temos a representação do espiritismo na divulgação e no estudo da prática. Em todos os municípios do Brasil sempre têm uma casa espírita, recebendo as pessoas para poder inclusive esclarecer, trazer mensagens de esperança. O espiritismo representa a própria presença de Jesus no coração de cada um de nós, então está em franca expansão da divulgação, principalmente pelo livro espírita, que é o principal elemento do espiritismo”.
Um dos palestrantes da noite de sábado (14), foi o espírita Jorge Elarrat, atuante em atividades de Juventude, trabalhador das áreas de Estudo e Doutrinário da Unificação do Movimento Espírita junto à Federação Espírita de Rondônia (Fero).
“Já estivemos aqui em Feira de Santana várias vezes e estamos voltando muito felizes de ver coisas que eu não tinha visto, da outra vez não tinha visto esta movimentação tão intensa de pessoas aqui tão cedo, estou muito satisfeito com o que estou vendo, estou muito feliz. A abertura da semana deste ano é o Ser e a Transição Planetária, onde nós iremos ancorar as nossas discussões fundamentalmente na obra de Allan Kardec. A Transição Planetária é um processo natural de progressão dos mundos e a discussão do Ser e a Transição é como que nós somos inseridos neste processo tão importante de transformação da nossa humanidade”, declarou o palestrante.
O Acorda Cidade também conversou com a professora Graça Peixinho. Ela contou que não é espírita, mas tem uma grande curiosidade sobre a doutrina religiosa.
“De vez em quando eu venho assistir a palestra, gosto muito, tenho parentes próximos do espiritismo, eu não professo, mas acho a doutrina espírita muito importante na vida das pessoas, gostaria de acreditar mais na vida eterna, acredito que isso seja a pedra do meu caminho, saber realmente se existe a vida eterna. Acho que as pessoas que estão nessa doutrina, estão no caminho certo, são pessoas que praticam de uma forma que a gente segue de exemplo. Quem pratica o espiritismo são pessoas realmente muito convictas da vida eterna”, afirmou.
Adriana Fialho faz parte do Conselho Regional e é membro da Casa Espírita. Ao Acorda Cidade, ela contou que cerca de 4 mil exemplares estão expostos na Felite deste ano.
“Existem cerca de 4 mil exemplares. São várias obras, uma diversidade incrível, obras de literatura infantil, juvenil, obras que falam sobre o estudo doutrinário espírita, obra que abraça a filosofia espírita, a ciência espírita, romance, obras trazidas pelo grande médium Chico Xavier, além de outras obras”, pontuou.
De acordo com Adriana, os livros são comercializados a preço de custo.
“O livro espírita, a gente costuma dizer que ele não é vendido, o livro espírita ele é comercializado para uma divulgação da doutrina, não é para fins comerciais, por isso que o preço é acessível, sai praticamente a preço de custo”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram