Quatrocentos novos recenseadores iniciaram, na última segunda-feira (18), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), um treinamento para atuarem no Censo 2022 do IBGE, que terá início no dia 1° de agosto. Ao todo, 530 pesquisadores atuarão no município. De acordo com Juliana Lago, que faz parte da coordenação do treinamento, a próxima turma será orientada na próxima semana.
Em entrevista ao Acorda Cidade, ela explicou que os novos recenseadores irão visitar os domicílios de Feira de Santana e região para entrevistar os moradores, a fim de verificar quantos são, como vivem, nível de escolaridade, renda, e algumas perguntas vão entrar no questionário para amostra sobre o autismo e algumas deficiências, como visual, auditiva, de locomoção.
“Todos estarão uniformizados com crachá, boné, colete do IBGE, inclusive no crachá de identificação vai ter um QR Code, e se o entrevistado tiver alguma dúvida basta acessar o código com o celular e vai direcionar para o site do instituto, informando que aquele recenseador realmente trabalha no órgão. Os recenseadores vão perguntar se o domicílio é próprio, alugado ou cedido, a escolaridade, renda, ocupação que realiza na sociedade, sobre fecundidade, quantos filhos tem de 0 a 19 anos, quantas pessoas trabalham na família, sobre o tema autismo e algumas deficiências”, informou.
Segundo ela, a estimativa é que o censo seja concluído até o final de outubro e destacou que nesta edição há algumas novidades em relação à pesquisa feita em 2010.
“Algumas perguntas do questionário não tinham no Censo de 2010, a tecnologia está mais especializada, mais precisa. Além disso, o equipamento de coleta DMC, que foi utilizado desde a última coleta, é mais ágil e os dados são transferidos para o banco de dados assim que é finalizado o questionário. Estava tudo preparado para ser em 2020, mas por conta da pandemia tivemos que adiar. Porém o censo ocorre a cada 10 anos”, esclareceu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram