Em Feira de Santana, 19 casos positivos para HIV e quatro AIDS foram registrados durante o Dezembro Vermelho, campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que chama a atenção para prevenir a contaminação por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Segundo a enfermeira referência técnica em HIV da SMS, Vanice Venas, as ações de prevenção e assistência às pessoas que vivem com HIV ocorrem durante todo o ano, mas são intensificadas no período da campanha.
“Promovemos palestras, testagens no centro da cidade, abordagens em locais estratégicos como terminais rodoviários e salas de espera nas unidades de saúde. Além disso, não podemos deixar de falar sobre a distribuição gratuita de preservativos externos e internos, que podem ser retirados em qualquer unidade da rede municipal, basta solicitar na recepção”, destacou.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Vanessa Sampaio, o município atende e presta assistência para as pessoas residentes em Feira de Santana e 28 municípios pactuados, todos os pacientes diagnosticados são encaminhados para o Centro de Saúde Especializado (CSE), onde são atendidos por uma equipe multidisciplinar.
“Em 2023, 305 pessoas foram diagnosticadas com HIV e 94 com AIDS. Atualmente, quase de 3.950 pacientes fazem o tratamento no Centro de Referência. É importante que a população faça a testagem, porque muitos podem estar convivendo com o vírus ou a doença sem saber e o diagnóstico precoce é um diferencial para manter ou devolver a qualidade de vida”, pontuou.
Em Feira, os testes para detecção de HIV e Aids estão disponíveis de segunda a sexta-feira, no Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS que fica localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro. O exame é feito em menos de 30 minutos de forma rápida e sigilosa.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram