
O último dia do mês da mulher, nesta segunda-feira (31), encerrou as atividades em Feira de Santana com a 1ª Feira de Saúde e Empreendedorismo Feminino. Promovida pela Jornada Mulheres que Inspiram, a iniciativa uniu oportunidades de negócios e serviços voltados ao bem-estar das participantes, ocupando o estacionamento da prefeitura.

A feira surgiu a partir do programa “Amigos do Evangelho”, da radialista Lourdes Rocha, que contou com o apoio de mais dois programas da Rádio Sociedade News 102.1 FM: “Jornal das Duas” e “Sociedade e Você”. Lourdes, que há três anos foi homenageada como uma “Mulher que Inspira”, transformou sua experiência pessoal em um projeto coletivo para ampliar o reconhecimento de outras mulheres empreendedoras.
“Durante todo o mês de março, nos nossos programas, entrevistamos, contamos histórias de mulheres que estão no cenário da saúde, como doutora Glaucia, doutora Anne, mas que têm a sua história. Dona Chica do Pandeiro e tantas outras. E para encerrar esse mês, essa primeira feira de mulheres com empreendedorismo e saúde”, afirmou Lourdes Rocha.
Com grande adesão do público, a radialista já planeja as próximas edições. “Ano que vem, a ideia é a gente dar continuidade, claro que a gente vai aperfeiçoando, trazendo outros parceiros. Já temos conversas com o MOC, com a Rede de Mulheres, para a gente dar continuidade a esse projeto”, revelou.
O evento contou com o apoio da Unex, da Cáritas Arquidiocesana, da Prefeitura de Feira de Santana e de diversas instituições locais, reforçando o compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e o acesso a serviços essenciais.
“A ideia é dar visibilidade a essas mulheres empreendedoras, iniciando esse projeto para sua sobrevivência e da sua família e trazer para a população também serviços, diversos serviços de saúde e de prevenção. A ideia é que vá crescendo cada vez mais, porque é um trabalho social. Eu amo fazer isso, amo fazer essa prestação de serviço para a comunidade”, destacou Lourdes Rocha.
Mulheres que empreendem e inspiram
Entre as empreendedoras participantes, Ana Lúcia compartilhou sua trajetória no mundo da confeitaria. Ao lado do filho, de 12 anos, ela transformou um passatempo em um negócio de sucesso, garantindo o sustento da família com as delícias do Nick. Seus produtos incluem doces, bolos, brigadeiros, trufas, palha italiana e o famoso pão delícia.
“Sim, somos confeiteiros profissionais. Começou com meu filho, ele com 12 anos de idade, começou a brincar com as trufas e dessas trufas hoje a gente já faz diversos eventos, casamentos, aniversários, dentre outros”, contou Ana Lúcia.
Para a confeiteira, eventos como esse são fundamentais para divulgar o trabalho de pequenas empreendedoras. “Nós somos convidados até fora do estado e para várias outras cidades aqui da Bahia. O pessoal está sempre nos convidando para que a gente possa estar divulgando o nosso trabalho, passando um pouquinho do nosso conhecimento”, destacou.
Os interessados podem realizar encomendas pelo número (75) 98147-1471. Você pode também acompanhar nas redes sociais pelo @doces_do_nick.
Serviços de saúde e bem-estar
Além da exposição das empreendedoras, a feira ofereceu uma variedade de serviços gratuitos para a população, incluindo massoterapia, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros benefícios. A reitora da Unex, Marcly Amorim, ressaltou a importância da participação da instituição nesse tipo de ação.
“Estamos aqui com os nossos cursos de nutrição, biomedicina, enfermagem, direito, psicologia, odontologia, entre outros, estreitando a relação com a comunidade e com a academia. Essa é a razão de ser de uma instituição de ensino superior. Faz parte do nosso DNA as ações extensionistas. Nós entendemos que não é só o conhecimento acadêmico que forma o profissional, e sim a responsabilidade com a sociedade na qual está inserida”, afirmou.
Recentemente, a Unex inaugurou o Centro Médico Unexmed, ampliando o atendimento à comunidade. “Sim, hoje inclusive estamos iniciando os atendimentos no Centro Médico Unexmed, um equipamento que conta com 32 consultórios médicos, com prontuário eletrônico, tecnologia, com seis áreas inicialmente que estaremos atendendo, com o nosso corpo docente e estudantes que estão no seu ciclo profissional. É um motivo de felicidade e celebração”, disse a reitora.
O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, também prestigiou o evento e enfatizou a relevância da iniciativa.
“Homenagem a essas guerreiras, que são pessoas que trabalham no dia a dia, são empreendedoras, exemplo dessas mulheres que estão aqui no artesanato, trazendo belos produtos, bem como toda a equipe com atendimento de saúde. Enfim, é uma manhã bonita, com muita energia, em homenagem às mulheres”, destacou.
Com um saldo positivo e a promessa de edições futuras ainda mais estruturadas, a 1ª Feira de Saúde e Empreendedorismo Feminino reforçou o protagonismo das mulheres em Feira de Santana, promovendo oportunidades de crescimento, autocuidado e conexão entre mulheres que empreendem, lideram e inspiram.
Com informação do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.