A 15ª Cavalgada Solidária 2023 será realizada no próximo domingo (17), às 9h30, com saída do Coliseu do Sertão, no bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana. A retomada do evento segue após quatro anos sem realização. Amazonas e cavaleiros vão percorrer a Avenida Fraga Maia e retornar para o local de início.
Em entrevista ao Acorda Cidade, uma das organizadoras, Lúcia Miranda, contou que o evento era realizado tradicionalmente com saída do shopping Boulevard até o Parque de Exposições João Martins da Silva, mas por conta das obras, o local foi alterado.
“Vamos fazer uma volta na Fraga Maia e voltar para o Coliseu. Por conta também que a cidade ficou muito movimentada, a avenida Getúlio Vargas hoje é quase que impraticável colocar animais na avenida. Pretendemos fazer essa saída às 9h30, já esperando que todos os animais estejam no parque, quero deixar um apelo para que os Cavaleiros e Amazonas façam um compromisso com esse horário”, pontuou.
Este ano, o evento irá beneficiar a Associação Cristã Nacional, que possui mais de 40 anos atuando em Feira de Santana, atendendo pessoas com deficiência, mulheres que estão em situação de dependência química e idosos.
“Esse projeto vai instalar uma academia ao ar livre dentro da instituição, que fica no Feira IV. Já montamos uma academia dessa na Afas, de fisioterapia e essa será ao ar livre. E assim a gente vai trabalhando com as instituições mais carentes, ajudando as pessoas que desejam de alguma forma ter um bem maior na sua instituição”, explicou.
Lúcia informou ao Acorda Cidade, que o projeto para montar a academia está em torno de R$ 50 mil reais. Para atingir a meta, os organizadores sempre contam com a solidariedade das pessoas para realizar uma rifa. Este ano, o Haras Porteira Azul, que fica no distrito de Jaíba, doou um cavalo da raça Mangalarga, que inclusive já foi rifado. A boa ação do ganhador foi devolver o animal, que já está sendo vendido para complementar o restante do valor.
“Isso é mais uma forma de integração, porque a Cavalgada Solidária não tem raça de animal, qualquer pessoa que tenha um animal e queira ir, a gente só pode contar com a compreensão de todos no sentido da organização, de não fazer barulho, cuidar bem dos animais, porque está muito calor também. Vamos ter um espaço para alimentar os animais, dar banho, com todo cuidado”, ressaltou.
Neste período de 15 anos, a solidariedade por trás do evento, já conseguiu ajudar mais de 120 instituições da cidade, como o Lar do Irmão Velho e a Fundação Jonathas Teles de Carvalho.
Segundo Lúcia, reuniões semanais são realizadas para organizar o evento que conta com mais de 50 colaboradores. Na edição anterior, no ano de 2018, houve a participação de Amazonas e Cavaleiros, com 800 animais que vão passar pela avenida Getúlio Vargas. Este ano, com a retomada da festa, estão estimando a presença de 500 pessoas por conta do período parado.
O projeto é realizado pela Ordem dos Cavaleiros Solidários de Feira de Santana, com o objetivo de ajudar quem mais precisa, unindo a amizade, o amor e a solidariedade entre Amazonas e Cavaleiros.
“É uma associação de amigos, de pessoas envolvidas com a causa, de pessoas abnegadas que fazem isso por amor, por dedicação, por um bocado de coisa nesse sentido. Agradeço a todo mundo aqui e espero contar com a sociedade Feira de Santana. Eu tenho certeza que ela não nos falhará”, declarou Lúcia.
Durante o evento haverá shows com os cantores Maninho Vaqueiro e Yago Guero. O locutor Léo Lima é o responsável por animar a galera. Também haverá venda de comidas típicas. Por isso, mesmo que você não tenha o animal para participar da Cavalgada, poderá participar da programação no Coliseu do Sertão.
As camisas já estão sendo vendidas. Para mais informações podem entrar em contato através dos números 75 99133-6637 ou 75 99142-0004.
Serviço:
Cavalgada Solidária 2023
17/12/2023 (Domingo)
Onde: Coliseu do Sertão, Feira de Santana/BA
Horário: 09h30
Percurso: Coliseu – Av. Fraga Maia – Coliseu
Bandas: @maninhovaqueirooficial e @yagoguero
Locutor: @locutorleolima
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram