Antigomobilismo

10º Encontro de Veículos Antigos acontece em Feira de Santana até domingo (20)

O Encontro é gratuito e está sendo realizado no Estacionamento 1 do Shopping Boulevard.

10º Encontro de Veículos Antigos acontece em Feira de Santana até domingo (20)
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste sábado (19), está sendo realizado o 10º Encontro de Veículos Antigos, no Estacionamento E1 do Boulevard Shopping, em Feira de Santana. O Encontro que teve início na sexta-feira (18) acontecerá até domingo (20), das 11 às 20h.

O encontro é gratuito e aberto ao público. Neste sábado o evento encerrará às 22h. Margareth Cedraz, coordenadora do evento revelou ao Acorda Cidade que o Encontro está sendo composto por 142 veículos raros.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“São 142 veículos, várias raridades. Desde de um ônibus da década de 63, a um Fusca da década de 60, temos aqui Hummer, que é do exército americano, nós temos vários carros que são raridades, Ferrari… Então, quem é apaixonado por veículo podem vir ver, todos os veículos e marcas. Temos um Fusca que nunca foi rodado, de 1980, a pessoa comprou para o filho dele, mas o filho quis outro carro e nunca foi rodado. É um chamego… Tem alguns carros por aqui que são longas as histórias passadas de avós, pais, filhos, então tem histórias bem bacanas de veículos,” contou.

A expectativa é que nos três dias do evento, mais de 30 mil pessoas visitem o Encontro.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É um público rotativo, tem pessoas que vêm e voltam, têm aquelas que visitam e aproveitam o dia inteiro de entretenimento, com praça de alimentação, shows, espaço para crianças, atração infantil,” descreveu.

O objetivo do Encontro é reunir clubes de veículos antigos e colecionadores de antigomobilismo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É uma paixão que ultrapassa gerações, e o objetivo é reunir os clubes. São vários clubes que têm veículos antigos, colecionadores, aqui tem colecionadores de Recife, Espírito Santo, tem de outros estados. É um momento de congressamennto dessa turma, que vem para cá, que gosta de ver o antigomobilismo, ” explicou.

Margareth Cedraz disse que o Encontro está repeleto de atrações

“Desde das 11h estamos aberto ao público. No domingo 15h nós temos uma atração infantil muito bacana, quem tem criança pode vir, com a família inteira, porque tem local para almoçar, tem o que se divertir, logo depois temos uma banda para apresentar que é a banda Quintal da Tia Carla e logo depois encerramos com a banda L’age D’or,” pontou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cláudio Jorge, colecionador e diretor Financeiro do Clube da Ferrugem, uma Associação Civil sem fins lucrativos, legalmente constituído e filiado à Federação Nacional Brasileira e Internacional de Veículos Antigos.

“A novidade é que estamos realizando este evento em um novo espaço que era um sonho nosso, a gente conseguir fazer um evento dentro do Shopping Boulevard. Então a grande novidade desta edição é a localização, no centro de Feira de Santana, antes fazíamos no Shopping América. E neste evento, a gente tem uma limitação de vagas, até porque é o primeiro evento aqui no Shopping e a gente não conseguiu uma quantidade expressiva de vagas como nos outros eventos, que tínhamos 300 vagas, 400 vagas, então foi uma quantidade mais limitada,” comentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Valores

O que vai determinar o valor de um carro antigo, inicialmente, segundo o Diretor Financeiro, é a busca no mercado pelo modelo.

“Quanto mais raro, mais caro ele fica. Segundo ponto é que o mercado está aquecido de carro antigo, porque muita gente quer comprar aquele carro para se divertir, passear com a família, então se o Fusca tá no valor de R$31 mil é porque ele está bem conservado, bem original. Às vezes pode estar até modificado, porque o pessoal faz algumas lubrificações e coloca outras coisas, como bancos, ar-condicionado, para dar mais conforto, mas geralmente quando um Fusca está com esse valor é porque está bem conservado,” informou.

Conforme Cláudio, geralmente 99% dos colecionadores viajam com veículos antigos.

“Nós temos um calendário aqui na Bahia, bastante extenso, praticamente, todos os meses do ano tem encontros nesse molde de veículos antigos na Bahia. Então, as pessoas fazem seus roteiros mensais, e todo mês viajam para alguma cidade, aqui do interior e na capital. Inclusive no início de dezembro teremos um evento em Salvador,” ressaltou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No Encontro as pessoas poderão encontrar vários modelos.

“Nós temos vários modelos, a gente procura agradar e atender a todos os mercados. Temos Jeep, temos Landou, Opala, Chevette, carros costumizados, Ferrari, Continental, então temos carros de todos os modelos, não temos preconceito com modelo de carro, nem específico de um tipo de carro, a gente atende qualquer carro antigo. O único requisito é que ele tem que ter, no mínimo, 30 anos de fabricado, só que hoje em dias, a gente já trabalha com 20 anos de fabricado, abaixo de 20 anos, que são aqueles chamados de neocolecionáveis,” elencou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As cutomizações são variadas.

“Temos um Chevrolet Brasil que não é original mas é moderno. A pessoa customizou de uma forma que tranformou o carro. O pessoal personaliza tudo, com bancos, rodas, altura do carro, equipamentos, então todos esse tipo de personalização pode ser feita,” concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Jorge Cirne Filho, Diretor Regional Nordeste da Federação Brasileira de Veículos Antigos, relatou ao Acorda Cidade que os clubes recebem todo o suporte da Federação.

“A Federação hoje ajuda os clubes afiliados, ela dá todo o suporte aos clubes, em eventos, na certificação dos veículos de colecionadores que são aqueles veículos que querem obter placas pretas, que são os veículos que fazem a vistoria, que têm acima de 80% de pontos de originalidade. São feita as vistorias para que obtenham o certificado de veículo de coleção. A Federação dá apoio a tudo que o Clube precisa no antigomobilismo,” afirmou.

Existe muitos colecionadores no estado da Bahia e em todo o país, como destacou Jorge Filho.

“Hoje a Federação tem 216 clubes afiliados no Brasil inteiro. E é afiliada também à FIVA, Federação Internacional de Veículos Antigos. Então, a Federação hoje tem bastante colecionadores e carros antigos agregados à Federação,” sinalizou.

Jorge Filho contou ao Acorda Cidade que a intenção do clube é fazer novos amigos e conhecer outros carros.

“Cada lugar que a gente vai fazemos novos amigos, eu acho que a intenção do clube é fazer novos amigos pelo Brasil inteiro. E também cada encontro que a gente vai aparecem carros que a gente nunca viu, então isso que é interessante, tem sempre novidade,” frisou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários