Tradição

10ª Feira Natalina do MOC acontece de 6 a 8 de dezembro em Feira de Santana 

O evento é gratuito e contará com a participação de diversos grupos da região do Portal do Sertão. A feira será no distrito de Tiquaruçu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A 10ª edição da Feira Natalina, realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), ocorrerá entre os dias 6 e 8 de dezembro em Feira de Santana. O evento é gratuito e contará com a participação de diversos grupos da região do Portal do Sertão. A feira será na comunidade Vila Santa Inês, no distrito de Tiquaruçu.

A programação vai contar com apresentações culturais, oficinas, shows, atividades e a comercialização dos tradicionais produtos da agricultura local. A feira estará aberta à visitação das 10h à meia-noite todos os dias.

Conceição Borges, presidente do MOC
Conceição Borges, presidente do MOC | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Conceição Borges, presidente do MOC, contou em entrevista ao Acorda Cidade que um dos principais objetivos para a criação da feira foi a possibilidade de oferecer aos produtores uma alternativa para expor seus produtos e aumentar o faturamento no período natalino.

Desafios na produção

Segundo Conceição, devido às perdas constantes que o setor vem enfrentando com o passar dos anos a feira ganhou outro significado, o de sobrevivência. Nesta edição, o MOC em parceria com outras entidades, resolveu abordar o nível baixo das safras.

“Se a gente for olhar do ponto de vista da produção, a gente nem estaria organizando uma feira. Mas este ano a gente está trazendo alguns elementos novos para o evento, inclusive para tratar a situação de perda de safra. E como vamos, de forma dinâmica, nos organizar para enfrentar esse momento”, disse.

Iniciativas especiais

Durante o evento, devem ocorrer duas importantes iniciativas: o Bazar Solidário, onde todo valor arrecadado será utilizado na adequação da cozinha do movimento para receber o programa social do estado, Cozinha Solidária; e o Circuito Literário, iniciativa que pretende estimular a leitura e a consciência ecológica em crianças.

“Quem tiver alguma coisa que não está mais conseguindo usar, que possa doar para o nosso bazar, nós ficamos gratos. Quem puder nos ajudar com esse circuito literário, doando material para as crianças ou algo que sirva para fazer uma atividade lúdica, no sentido da educação e de estimular a leitura [é bem-vindo]. A zona rural é lugar de se promover atividade, geração de renda e inclusão social”, disse Borges.

Resistência no campo

A presidente do MOC revelou que o grupo pretende fazer da feira um espaço para mostrar a força da comunidade. Em parceria com outras entidades, o movimento pretende levar para o evento um de seus maiores frutos, a resistência.

“Mesmo com toda essa dificuldade, nós vamos comercializar nossos produtos e derivados como mandioca, bolos, mingau, sucos, beiju e tapioca. A gente vai estar lá comercializando para dizer que, independente de qualquer coisa, a zona rural tem que sobreviver. Nós temos que alimentar essa cidade”, disse Conceição.

Espaço para a inovação e resistir

Conceição revelou que a produção através da hidroponia, método do cultivo de plantas sem a utilização do solo, será uma das grandes novidades da Feira Natalina. O novo método, que utiliza pouca água para produzir alimentos, pode ser uma alternativa para vencer os períodos de estiagem, fator que segundo ela vem causando muitos danos.

“A gente já vem [sofrendo] há alguns anos, só que cada ano que passa a situação se agrava. A gente estaria vivendo um momento muito bacana, se não fosse essa estiagem intensa. Ficaria agora com a super safra de caju e manga. Tem comunidade que ainda vai ter, mas a maioria não tem. Nem a manga nem o caju. Isso vai impactar diretamente na renda das famílias”, concluiu a presidente do MOC.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Daniela Cardoso

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários