Feira de Santana

10ª edição da Caminhada do Perdão será realizada no dia 25 de fevereiro com mudanças em trajeto

Neste ano, a Caminhada será encerrada na Praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral Metropolitana de Sant'Ana.

Caminhada do Perdão
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Acontece no próximo dia 25 de fevereiro, a 10ª edição da Caminhada do Perdão, evento promovido pela Arquidiocese de Feira de Santana, no segundo domingo da Quaresma. Neste ano, o tema será “Vós sois todos irmãos e irmãs”, seguindo o lema da Campanha da Fraternidade.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, o padre Júlio Santa Bárbara, pároco da Paróquia Senhor dos Passos e coordenador-geral da Caminhada do Perdão, relembrou como o evento iniciou na cidade.

“A Caminhada do Perdão surgiu por ocasião do Jubileu de Ouro daqui da Arquidiocese de Feira de Santana, ela que foi criada em 1962, e no ano de 2012 completava 50 anos de existência. Com a motivação do Jubileu de Ouro, a coordenação juntamente com Dom Itamar Vian, que na época era o arcebispo e também com o padre Pedro Júnior, protagonizaram este grande projeto, a exemplo da Caminhada Penitencial da Arquidiocese de Salvador, que também é um grande acontecimento religioso. Então com a motivação do Jubileu de Ouro lá em 2012, nasceu a Caminhada do Perdão, iremos realizar a 10ª edição, mas estaríamos com muito mais edições, se não fosse a interrupção, por conta da pandemia da covid-19”, explicou.

Padre Júlio Santa Bárbara
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Realizado no segundo domingo do Tempo da Quaresma, o padre Júlio Santa Bárbara também destacou a importância do evento, para um momento de penitência, sobretudo o perdão com o outro.

“A Caminhada do Perdão é um evento religioso e também social, envolve a nossa sociedade, e sabemos que é um evento que acontece dentro da Quaresma, sabemos que a Quaresma são 40 dias de preparação para a Páscoa, é um tempo de meditação, de penitência, de reflexão, de escuta da palavra, portanto, a Caminhada do Perdão não é uma simples caminhada a exemplo de outras festas, mas uma caminhada que acontece dentro de um clima de recolhimento, a ideia de perdão, a ideia de celebrar o perdão de Deus. Nós tivemos outras edições da Caminhada do Perdão, que tínhamos confissões durante o percurso, mas depois o arcebispo Dom Zanoni entendeu por bem, até pelo contexto, deixar para que as pessoas pudessem se confessar em outro momento, pois é necessário se concentrar, fazer o exame da consciência e depois se confessar. Deus nos perdoa sempre, a misericórdia de Deus é o seu perdão, é a sua graça, então a Caminhada do Perdão já celebra este tempo de grandeza na misericórdia do Senhor”, completou.

Roteiro

Tradicionalmente, a Caminhada do Perdão começa na Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos e finaliza na Paróquia Senhor do Bonfim, no Alto do Cruzeiro, mas neste ano, após reuniões, foi definido um novo roteiro.

Foto: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade

“A concentração acontece na Igreja dos Capuchinhos, muitas caravanas já começam a chegar por volta das 6h da manhã, e às 7h teremos uma missa campal, o palco fica em frente ao Colégio Santo Antônio, é uma missa mais breve, pois vamos caminhar bastante. Após a missa, nós sairemos pela Avenida Presidente Dutra, seguindo até a Casa de Saúde Santana. Ali nós pegamos a Avenida J.J Seabra até a Avenida Getúlio Vargas e dobramos no sentido da Igreja Senhor dos Passos, depois dobramos na Conselheiro Franco em direção à Catedral, como acontece na Procissão de Sant’Ana. Na praça nós teremos as considerações finais, além da benção final do Santíssimo”, informou.

Roteiro da Caminhada do Perdão
Foto: Reprodução/Google Maps

Ao Acorda Cidade, o coordenador-geral explicou o que motivou modificar o roteiro da Caminhada do Perdão.

“Desde o ano passado que a nossa comissão vem refletindo as inúmeras dificuldades do trajeto, assim como também observando a questão das altas temperaturas e o nosso público que a cada ano vem aumentando. É importante também ressaltar que a maioria do público é de pessoas mais idosas, então, diante disso, decidimos otimizar e melhorar a participação da nossa população. Com essas mudanças, nós tivemos a diminuição da quilometragem, estamos agora com pouco mais de 3 km”, destacou.

Além disso, o coordenador ressalta que Caminhada do Perdão é acompanhada e animada por trios elétricos, e que ocorre uma dispersão do público quando chega no Terminal Central.

“Quando chega ali elas não conseguem mais seguir, então toda aquela multidão fica dispersa, algumas pessoas vão ficando no meio do caminho, as pessoas já ficam sem a nossa orientação do trio elétrico, e só voltavam a ter uma motivação quando chegavam no Alto do Cruzeiro e tinha a bênção final com o bispo. Estamos com altas temperaturas, um alto verão, então, até para dar um conforto melhor, depois de muito discernimento, de muita conversa ouvindo os padres da nossa Arquidiocese, tomou-se a decisão sobre a mudança no roteiro da Caminhada do Perdão”, explicou o pároco Júlio Santa Bárbara em entrevista ao Acorda Cidade.

Venda das camisas

De acordo com o coordenador, as camisas estão sendo comercializadas no valor de R$ 30 nas secretarias de cada igreja da Arquidiocese de Feira de Santana, além de livrarias católicas.

O padre Júlio Santa Bárbara informou ao Acorda Cidade, que no dia da Caminhada do Perdão, uma equipe também estará vendendo na porta da paróquia.

No dia da Caminhada do Perdão, não será permitido o acesso de veículos durante o trajeto para comercialização de águas.

“Nós teremos a equipe do Terço dos Homens, uma equipe de segurança e a SMT, dando todo suporte para que não haja carros no trajeto, pois sabemos que são muitas pessoas, então neste ano, não será possível colocar os veículos para vender água, apenas as pessoas andando”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários