Feira de Santana

1.400 crianças são atendidas pelo PETI em Feira de Santana

Programa recebe jovens em situação de risco da sede e dos distritos

 

Acorda Cidade
 
Completando 10 anos desde a sua fundação, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) segue firme na missão de prestar um serviço de convivência e fortalecimento de vínculo entre jovens e famílias cadastradas. Em Feira de Santana, são 15 Unidades de Jornadas Ampliadas (UJA) que atendem a 922 famílias e aproximadamente 1400 crianças de 6 a 15 anos, nos distritos e na sede do município.
 
O Peti é um programa do Governo Federal gerenciado pelas Prefeituras através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Participam do PETI famílias que possuem o NIS e estão cadastradas no Bolsa Família.
 
Gabriel Pinheiro frequenta a UJA do bairro Jardim Cruzeiro 7 anos e hoje, aos 14, é bastante consciente da importância do programa. “Quando a gente vem pra , a gente faz muitas atividades que nos deixam ocupados e isso evita que a gente fique na rua, a toa, sem ter o que fazer”.
 
Para a educadora social e pró Ronaildes da Silva Pinheiro, o programa é uma extensão da família. “Nós convivemos com as crianças e com as famílias intensamente. Na reuniões com os pais fazemos receitas, dinâmicas, para trazê-los ao diálogo constante, com uma resistência cada vez menor” comenta.
 
Segundo o psicólogo e coordenador geral do programa, Antonio Soares, a promoção de palestras educativas é de extrema importância para a orientação e contato com a comunidade e as famílias. “A gente vem buscando estabelecer e fortalecer essa ponte, unindo criança, família e comunidade para que o trabalho seja otimizado e mais completo a cada ano” explica.
 
O serviço é fornecido aos jovens através de acompanhamento pedagógico, atividades de leitura, dança, música e aulas de teatro, contemplando também um projeto esportivo, com as aulas de capoeira. Também são realizados cursos de capacitação para geração de renda dos pais e mães que participam do programa. Dentre os cursos, destacam-se os de artesanato com reciclagem, manicure e corte e costura.
 
O programa busca realizar constantes parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por exemplo. Procura-se através destas parcerias implementar as atividades e o apoio ao núcleo que for atendido. As informações são da Secom.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários