Esportes

Vitória goleia o Barcelona de Ilhéus e encara o Bahia na final do Campeonato Baiano

Eliminado, o Barcelona de Ilhéus terminou na 3ª colocação do Baianão e irá jogar a Série D e a Copa do Brasil de 2025.

Foto: Maurícia da Mata/Bahia Notícias
Foto: Maurícia da Mata/Bahia Notícias

Após seis anos, o Vitória está de volta à final do Campeonato Baiano. Neste domingo (17), de virada, o Leão venceu o Barcelona de Ilhéus por 4 a 1 e garantiu a sua classificação para a decisão estadual contra o rival Bahia. Os jogos das finais acontecem no dia 31 de março, no Barradão, e 7 de abril, na Arena Fonte Nova. Eliminado, o Barcelona de Ilhéus terminou na 3ª colocação do Baianão e irá jogar a Série D e a Copa do Brasil de 2025.

Os gols da partida foram marcados por Jadson Sergipano, pro Barcelona de Ilhéus, e Osvaldo, Camutanga, Alerrandro e Mateus Gonçalves pro Vitória. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou ao 21° jogo seguido sem perder no Barradão. A última derrota do Leão como mandante foi no dia 11 de junho, contra o Criciúma, ainda pela 12ª rodada da Série B. No período, o time do técnico Léo Condé soma 17 vitórias e quatro empates.

Antes do Ba-Vi das finais do Baianão, rubro-negros e tricolores se enfrentam na próxima quarta-feira (20), às 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. No sábado (23), o Vitória encara o Fortaleza, no Castelão, às 20h30, pela 7ª rodada do Nordestão.

Antes da partida, o Vitória apresentou Reynaldo, Luan Vinícius, Léo Naldi, Jean Mota, Pablo e Luiz Adriano, recém-contratados | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

O Jogo

Aos 8 minutos, o Vitória criou a primeira oportunidade de gol da partida. Osvaldo cobrou falta na primeira trave, Wagner Leonardo desviou e Thiago Passos defendeu no reflexo. Seis minutos depois, o Barcelona de Ilhéus respondeu: Hugo Moura avançou pela direita e chutou cruzado, sem muita força. A bola passou ao lado do gol do goleiro Lucas Arcanjo.

Aos 18′, Patric Calmon recebeu passe de Matheusinho, avançou pela esquerda e tocou para Iury Castilho. O atacante rubro-negro dominou, procurou espaço, mas bateu em cima da zaga do Barcelona de Ilhéus.

Barcelona abre o placar

O Barcelona de Ilhéus tirou o zero do placar do Barradão aos 32 minutos do 1° tempo. Após uma bela cobrança de escanteio de Reginaldo, o zagueiro Jadson Sergipano ganhou da defesa do Vitória e deu uma cabeçada certeira para vencer o goleiro Lucas Arcanjo.

Camutanga bate falta com perigo

Após o gol do Barcelona, o Vitória voltou a levar perigo com o zagueiro Camutanga. Em cobrança de falta de longa de distância, o defensor rubro-negro bateu com força e a bola passou perto da trave do goleiro Thiago Passos.

No fim do 1° tempo, a última chance do Vitória veio com o zagueiro Wagner Leonardo. Osvaldo bateu escanteio do lado direito e Wagner cabeceou por cima do gol do Barcelona de Ilhéus.

2° tempo

Bicicleta de Iury Castilho

A primeira chance do Vitória na 2ª etapa foi em grande estilo. Aos 5 minutos, Osvaldo fez boa jogada pela direita e cruzou para Iury Castilho. O atacante dominou no peito e mandou uma bicicleta, mas a bola passou à esquerda do gol do Barcelona de Ilhéus.

Pênalti pro Vitória, gol de Osvaldo

Aos 11 minutos, Rodrigo Andrade fez boa jogada individual, foi derrubado na área e o árbitro Diego Pombo Lopez marcou pênalti. Na cobrança, o atacante Osvaldo empatou a partida para o Vitória. Esse foi o sexto gol de Osvaldo na temporada, artilheiro do Leão em 2024. Além disso, Osvaldo é o artilheiro do Campeonato Baiano, com cinco gols.

Virada com Camutanga

Logo depois do gol de Osvaldo, aos 17 minutos, o Vitória virou a partida com o zagueiro Camutanga. Osvaldo recebeu a bola pelo lado direito e cruzou para a área. A bola desviou e sobrou para Camutanga tocar de cabeça para o fundo do gol do goleiro Thiago Passos.

Aos 20 minutos, Léo Condé realizou as suas primeiras substituições na partida: Osvaldo e Iury Castilho saíram para as entradas de Zé Hugo e Mateus Gonçalves, respectivamente.

Mateus Gonçalves perde cara a cara

Na sua primeira participação no jogo, Mateus Gonçalves recebeu ótimo passe de Rodrigo Andrade e saiu cara a cara com o goleiro Thiago Passos. O atacante rubro-negro chutou colocado, mas errou o alvo e a bola foi para fora.

Alerrandro amplia pro Leão

Dominante em campo, o Vitória ampliou aos 26 minutos com o centroavante Alerrandro. Patric Calmon cruzou da esquerda na cabeça do camisa 9. Na primeira tentativa, Thiago Passos fez uma grande defesa, mas no rebote Alerrandro finalizou para fazer 3 a 1 para o Vitória.

Aos 30 minutos, Luan, Caio Vinícius e Caio Dantas entraram nos lugares de Matheusinho, Rodrigo Andrade e Alerrandro, respectivamente.

Quase o quarto do Leão

Aos 39′, Luan passou para Zé Hugo, que invadiu a área e chutou cruzado. Mateus Gonçalves ainda alcançou a bola, mas não conseguiu marcar o que seria o quarto gol rubro-negro na partida.

Bela defesa de Lucas Arcanjo

Aos 41′, Hadrian serviu Ninho Xavier que chutou com muita força para ótima defesa de Lucas Arcanjo.

Virou goleada!

Após ótimo contra-ataque, Patric Calmon avançou pela esquerda e cruzou na medida para Mateus Gonçalves fechar o placar no Barradão: 4 a 1 pro Vitória.

FICHA TÉCNICA

Vitória 4×1 Barcelona de Ilhéus

Campeonato Baiano – semifinal (jogo de volta)

Local: Barradão, em Salvador

Data: 17/03/2024 (domingo)

Horário: 16h

Árbitro: Diego Pombo Lopez

Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto

Cartões amarelos: Jadson Sergipano, Bruno Ritter, Caio Felipe, Cesinha (Barcelona de Ilhéus); Rodrigo Andrade (Vitória)

Gols: Jadson Sergipano aos 32 minutos do 1° tempo; Osvaldo aos 14, Camutanga aos 17, Alerrandro aos 26 e Mateus Gonçalves aos 44 minutos do 2° tempo

Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Patric Calmon, Rodrigo Andrade (Caio Vinícius), Willian Oliveira, Matheusinho (Luan), Osvaldo (Zé Hugo), Iury Castilho (Mateus Gonçalves) e Alerrandro (Caio Dantas). Técnico: Léo Condé.

Barcelona de Ilhéus: Thiago Passos, Hugo Moura, Weslley, Jaques, Jadson Sergipano (Zé Felipe), Reginaldo (Hadrian), Bruno Ritter, Ramires, Caio Felipe (Ninho Xavier), Natan (João Henrique) e Cesinha (Thoni Brandão). Técnico: Betinho.

Fonte: Bahia Notícias, site parceiro do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários